Publicado em 12/03/2018

Jovens da Agropecuária: encontro durante Dinapec reúne 150 pessoas

O Senar/MS realizou na sexta-feira (09) mais uma edição do Encontro Jovens da Agropecuária, durante a Dinapec 2018 – Dinâmica Agropecuária, em Campo Grande. O evento contou com a participação de aproximadamente 150 pessoas e abordou temas relacionadas à comunicação e tecnologia.

Para o diretor técnico do Sistema Famasul, Renato Roscoe, a iniciativa proporciona interação entre os diversos públicos e mostra o engajamento das novas gerações. “É essencial acompanhar os avanços tecnológicos que estão sendo aplicados no campo  e que garantem excelentes resultados no setor. As instituições sentem orgulho em ver jovens curiosos e futuros empreendedores atentos às oportunidades do agro”, explica.

O integrante do CNA Jovem e analista de informação, Luciano Tadeu Pereira Ferreira, falou que é um desafio unir o mercado financeiro com o setor produtivo. “O meio rural tem um perfil mais conservador, por isso, é importante esse interesse por parte dos jovens, em procurar alternativas na forma de pensar e resolver problemas. Essa é a proposta deste evento”.

A administradora de empresas e mentora na área de negócios e validação de ideias do Living Lab, Greicy Rodrigues, apresentou alguns exemplos de startups para estimular os participantes. “É o caso dos aplicativos de transporte, que não sabíamos se dariam certo, mas resolveram dois problemas: de quem não tinha carro e de quem utilizava outros transportes mais caros. Trata-se de uma plataforma de economia compartilhada”, exemplificou.

No painel ‘Jovens Investidores do Agronegócio’, o pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Camilo Carromeu, abordou os desafios e oportunidades para produtos tecnológicos na pecuária de corte. “A pecuária brasileira ainda tem muito a desenvolver em termos tecnológicos de computação aplicada”. Carromeu apresentou algumas linhas de pesquisa na área agropecuária.

O especialista em mídias sociais, jornalista, Diego Silva, mostrou como os produtores rurais atuam nas plataformas virtuais. “O produtor rural tem utilizado a internet tanto de forma comercial, como institucional, por intermédio das entidades representativas. Segundo Associação Brasileira de Marketing Rural, em 2013, 40% dos produtores tinham acesso à internet e pulou para 60%”.

O evento contou ainda com as palestras do empreendedor e vice-presidente de uma start up, Alfeu Vilela Alves;  do analista de sistemas, César Bassani e do engenheiro florestal e instrutor do Senar/MS, Thamylon Camilo Dias.

Sobre a Dinapec – A Dinapec foi realizada entre os dias 07 e 09 de março, pelo Sistema Famasul e pela Embrapa Gado de Corte. O evento apresentou soluções tecnológicas desenvolvidas pela pesquisa agropecuária para os diversos sistemas de produção.

A realização da Dinâmica Agropecuária teve o apoio das seguintes instituições: Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (SEDESC), Fundo para o Desenvolvimento das Culturas de Milho e Soja de MS (FUNDEMS).

Apoiaram também a iniciativa a Fundação MS, Fundação Chapadão, Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária e Ambiental (Fundapam), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/MS), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Rede ILPF, Geneplus, Tramasul, Coimma, Companhia Nacional de Nutrição Animal (Connan), Sistema Brasileiro do Agronegócio, Agrobrasil TV e DBO. O patrocínio é da Associação para o Fomento à Pesquisa de Melhoramento de Forrageiras (Unipasto), do Banco do Brasil e do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul: Ana Brito e Ellen Albuquerque

Foto: Reinaldo Aniz