Skip directly to content

Senar/MS realiza 2ª edição do Encontro Técnico da Piscicultura, em Três Lagoas

13/09/2018 - 11:00

Nessa sexta-feira (14), o Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e o Sindicato Rural de Três Lagoas realizam o 2º Encontro Técnico da Piscicultura Sul-Mato-Grossense. O evento acontece no município que é referência na atividade, distante 330 quilômetros de Campo Grande, e conta com o apoio institucional do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS.

O tema dessa edição é Inovações e Sustentabilidade na Piscicultura. Na programação, o foco é debater com seis especialistas assuntos estratégicos como redução de perdas na atividade, biosseguridade, nutrição e boas práticas no manejo, gerenciamento da propriedade, regulação, produção e comercialização.

De acordo com a Associação Brasileira da Piscicultura – Peixe BR, o estado está em 11º lugar no ranking nacional de peixes, com mais de 25 mil quilos. Entre as principais espécies produzidas estão a tilápia, com quase 18 mil quilos; nativos com aproximadamente 7,600 quilos, entre outras.

O objetivo do evento é reunir produtores, representantes dos sindicatos rurais, lideranças, técnicos e acadêmicos para debater assuntos pertinentes e auxiliar no desenvolvimento e tecnificação do setor.

No estado, o Senar/MS oferece consultoria com a Assistência Técnica e Gerencial – ATeG Piscicultura. A iniciativa, que leva gestão e orientação para comercialização do produtor, atende quase 100 produtores, em dez municípios.

O encontro acontece na sede do Casa do Criador, que fica na Avenida Ranulpho Marques Leal, 1850 - Jd. Alvorada. A inscrição é gratuita e pode ser feita no link https://bit.ly/2NUsQ2M

Confira a programação completa:

 

7h30 - Credenciamento

8h - Coffee Break

8h30 - Palestra: Redução de perdas nas pisciculturas em tanques-rede

Palestrante: Fernando Kubtiza - Doutor em Aquicultura e consultor da Alltech

9h20 - Palestra: Biosseguridade na Piscicultura

Palestrante: Martin Richard Halverson – Diretor Tecnológico do Projeto Pacu Aquicultura

10h10 - Nutrição de Precisão e as Boas Práticas de Manejo na Tilapicultura

Palestrante: Thiago Tetsuo Ushizima - Gerente Território Neovia Group

11h - A Solução é a Gestão: A importância do Gerenciamento na Propriedade Rural

Palestrante: Francisco Paredes – Gestor do Departamento de Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS

13h30 - Piscicultura em Águas da União: Como Regularizar a Produção

Adilson Nascimento dos Santos - Coordenador Substituto do Escritório Federal da Aquicultura e da Pesca de Mato Grosso do Sul.

14h20 - Geneseas – Formas de produção e comercialização

Palestrante: Georgio Alexandre Calderani Lezo – Gerente de Centro de Cultivo da Geneseas

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Ellen Albuquerque