Skip directly to content

Sonho que se tornou realidade: Senar/MS transforma dona de casa em empreendedora

Sonho que se tornou realidade: Senar/MS transforma dona de casa em empreendedora

Sônia Almeida fez o curso de Derivados da Mandioca o que trouxe mais conhecimento e oportunidade de renda para a família.
22/12/2023 - 07:45

O ano era 2004. Sônia Almeida dos Santos chegou em Jardim para uma vida nova. Ela não sabia o que estava por vir, mas o desejo de ter o próprio negócio só aumentava. Após conhecer o Senar/MS, a dona de casa ganha a vida com muito sabor com as suas delícias com a mandioca. É essa a história que vamos conhecer no #TransformandoVidas desta sexta-feira (22).

Macaxeira, aipim, mandioca, são vários os nomes desse produto conhecido pelo Brasil a fora. Mas, o que a Sônia não imaginava era que essa cultura de subsistência para muitas pessoas mudaria a vida dela e de toda família.

“Eu olhava aqui a cidade e em todo o lugar, em toda terrinha que tem, cada terreno tem um plantio de mandioca. Por coincidência eu fui fazer o curso de derivados de mandioca. Sabia que era para mim e deu certo”, explica.

O curso em questão foi oferecido pelo Senar/MS, como dezenas de oportunidades de capacitação e conhecimento que são disponibilizas pela instituição em todo o estado. Sonia aprendeu 24 receitas durante a experiência e viu que a mandioca poderia lhe oferecer conquistas ainda maiores. Ela desenvolveu outras receitas e hoje consegue contribuir com o orçamento da família vendendo as delícias salgadas e doces.

“Agora eu tenho milhares de receitas. Com a mandioca cozida eu faço uma boa torta e fora os outros pratos também, como cremes, a massa dela com carne. Tenho a oportunidade de desenvolver várias receitas”, conta Sônia.

Além da rotina no desenvolvimento de novos pratos, Sônia ainda desenvolve um trabalho social em Jardim com o Clube de Mães. O objetivo é levar os cursos para as mulheres participantes.

“Eu procuro mostrar para as pessoas a importância que o Senar tem. Alguma necessidade ou dificuldade que você tiver não chore, levante a cabeça e realize seus sonhos”, conclui.

Transformando Vidas – Toda sexta-feira o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS e as suas transformações no Campo. Confira outras histórias de sucesso no canal do Youtube e no site.

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – José Pereira