...

“Cada um dos presidentes deixou a sua marca.”

Janeiro a Agosto de 2015

Voltar
...
Capítulo 8

Nilton Pickler

Janeiro a Agosto de 2015

Cada um dos presidentes deixou a sua marca.

Nilton Pickler

Nascido em Braço do Norte, Santa Catarina, Nilton Pickler chegou a Mato Grosso do Sul em 1975. Aos 19 anos, iniciou sua trajetória manejando trator e, posteriormente, tornou-se agricultor e pecuarista, desenvolvendo as duas atividades nos municípios de Bonito e Porto Murtinho. O oitavo presidente da Famasul foi integrante do Conselho de Representantes da Cooperativa Agrícola e Industrial – Cooagrie e presidente do Sindicato Rural de Bonito por três mandatos.

Em 2012, Nilton Pickler foi eleito e empossado como vice-presidente da Famasul, junto com o então presidente Eduardo Riedel, assumindo a liderança da entidade no período de transição em dezembro de 2014, quando Riedel foi convidado pelo governador Reinaldo Azambuja para a pasta de secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica de Mato Grosso do Sul. Com um mandato curto, Pickler deu continuidade ao planejamento que já vinha sendo desenvolvido pela diretoria.

 

“Cada um dos presidentes deixou a sua marca, mas não abandonou o que já foi iniciado pelo antecessor, dando andamento ao que já foi pensado da melhor forma possível, contando com o apoio da diretoria que o acompanha.” Tal análise foi feita por Nilton Pickler, que assumiu a federação de forma interina, e passou o bastão para Maurício Saito, em processo eleitoral em 7 de agosto de 2016, após oito meses de intenso trabalho.

 

Cada um dos presidentes deixou a sua
marca, mas não abandonou o que já foi
iniciado pelo antecessor, dando andamento
ao que já foi pensado da melhor forma
possível, contando com o apoio da diretoria
que o acompanha.

Eventos importantes foram realizados durante a gestão de Pickler, com destaque para a 41a edição da Exposição Agropecuária de Ponta Porã – Exporã, que aconteceu em parceria com o Sindicato Rural do município, de 13 a 22 de março de 2015, no Parque de Exposições Alcino Pereira. Durante a feira foram ministrados cursos e discutidos temas relevantes à produção agropecuária, como a Convenção Coletiva de Trabalho, o Imposto Territorial Rural, a Lei dos Caminhoneiros e o Cadastro Ambiental Rural.

Na ocasião, o Comando Militar do Oeste – CMO ministrou palestras sobre segurança pública e nacional, além de apresentar o Sistema Integrado de Monitoramento da Fronteira – Sisfron, assunto que afeta diretamente a vida dos produtores rurais do estado, principalmente os que têm propriedade na faixa de fronteira com o Paraguai e a Bolívia.

O 4o Congresso Florestal de MS, promovido de 13 a 15 de abril de 2015 no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, teve o intuito de mostrar um panorama sobre a silvicultura e atrair empresas para a região. Por meio de uma parceria entre a Famasul e a Associação Sul-Mato-Grossense dos Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas – Reflore-MS, o evento trouxe como tema os Novos Desafios da Indústria Brasileira de Árvores, reunindo em Campo Grande mais de 600 pessoas do Brasil e do exterior.

 

Completando 12 anos em 2015, a ExpoJardim levou 30 expositores e 15 mil visitantes para conhecerem as inovações tecnológicas do setor agropecuário. Foram palestras, cursos, atrações culturais, leilões e julgamento de raças entre os dias 11 e 19 de abril. O evento foi coordenado pelo Sindicato Rural do município e contou com a participação da Famasul e do Senar/MS com atendimento a produtores, estudantes e ao público em geral com informações sobre projetos e ações da entidade. O 3o Encontro Tecnológico da Avicultura, realizado em 20 de maio de 2015, no Sindicato Rural de Dourados foi organizado pela Famasul e Associação de Avicultores de MS – Avimasul, trazendo as novidades do setor

O destaque dos empreendedores sul-mato-grossenses no Programa CNA Jovem foi um dos pontos altos para Pickler. A iniciativa é realizada pelo Senar e CNA e tem o intento de preparar jovens para o exercício da liderança rural. Seis representantes de Mato Grosso do Sul levaram seus projetos a Brasília, sendo um deles Murilo Eduardo Ricardo, de Anaurilândia – MS, um dos vencedores contemplados com uma visita técnica à China para conhecer uma das maiores potências da economia mundial e, também, um vasto mercado a ser conquistado pelos produtores rurais brasileiros.

Sobre as jovens lideranças rurais que despontam no cenário local e nacional, inclusive oriundas de Mato Grosso do Sul, Nilton Pickler comenta que hoje há mais oportunidades no setor rural do que antigamente. Segundo ele, há diversos incentivos, cursos gratuitos, novas tecnologias e oportunidades. “Quem realmente se esforça e estuda pode obterdestaque na vida pessoal e profissional.’’.

As ações de Responsabilidade Social apoiadas pela Famasul também foram estimuladas pela equipe de Pickler. Uma das atividades inéditas foi a inauguração do Centro de Equoterapia Passo a Passo, em 18 de abril de 2015, no Parque de Exposições de Jardim. Idealizado durante o Líder MS II, o projeto foi criado pelo engenheiro agrônomo, e ex-presidente do Sindicato Rural de Jardim, Paulo Bózoli. O método terapêutico utiliza cavalos para auxiliar no desenvolvimento psicomotor de crianças, jovens e adultos com deficiência ou que tenham necessidades especiais.

Com os primeiros resultados do projeto, o Senar/MS reproduziu a metodologia em mais dois municípios do estado, Rio Brilhante e Aparecida do Taboado, em parcerias com os Sindicatos Rurais e a Associação Nacional de Equoterapia – Ande-Brasil, com sede em Brasília – DF. Além disso, investiu na formação de equipes multidisciplinares compostas por psicólogos, fisioterapeutas e equitadores. A manutenção do projeto acontece com a promoção de leilões e já atendeu, somente em Jardim, mais de 800 pessoas, em parceria com instituições como a Associação Pestalozzi e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae.

 

Em entrevista2, Nilton Pickler analisa que as invasões de propriedades rurais foram as situações mais difíceis que enfrentou durante o período que esteve na presidência da Famasul. “A questão fundiária só será resolvida quando houver vontade política.”

Ao ser questionado sobre o que muda quando se está presidente, Pickler explica que “o poder é sempre limitado, pois temos que considerar os múltiplos fatores e as ideologias divergentes. São muitas pessoas, de lugares diferentes e com histórias diferentes”. Conta que se sente honrado pelo fato de ter sido um dos presidentes da Famasul, mas não se envaidece, pois passou por momentos bons e difíceis. “Foi um grande aprendizado profissional e pessoal. Participar de reuniões com ministros, presidentes e ter que representar uma federação tão importante é ter experiências e uma visão diferente sobre como se dão os processos decisórios do País”.

Uma das reflexões feitas por Pickler refere-se à participação dos produtores rurais na política. Ele explica que antes se acreditava que as entidades não deveríam participar, mas “se é a política que resolve, como não vamos entrar? Não na política partidária, mas na política em si”. Pickler comenta que havia pessoas que não representavam a classe, então foi necessário também eleger lideranças rurais para que os problemas que enfrentam pudessem fazer parte dos debates nas diversas esferas de poder.

 

Na gestão de Maurício Saito, o nono presidente da Famasul, Nilton Picker continua como vice-presidente. “O diferencial dessa federação é que o espaço está aberto aos jovens, aos que têm idéias positivas para oxigenar o setor. O modelo de reeleição única, prevista em Estatuto, é um diferencial que torna a Famasul uma instituição que não parou no tempo, mas que se torna cada dia mais inovadora e representativa para o setor agropecuário do estado.”

Rua Marcino dos Santos, 401 - Bairro Chácara Cachoeira II, Campo Grande/MS - CEP 79040902

Email: famasul@famasul.com.br

Tel: 67 3320.9700 – Fax: 67 3320.9777