Famasul solicita flexibilização da paridade de exportação para estimular comercialização agrícola
Famasul solicita flexibilização da paridade de exportação para estimular comercialização agrícola
Diante dos sucessivos aumentos de produção e produtividade agrícolas em Mato Grosso do Sul, especialmente na cultura do milho, o presidente da Famasul, Mauricio Saito, solicitou ao Governo do Estado a flexibilização da paridade de exportação.
Um ofício com a demanda foi entregue na manhã desta quarta-feira (23) ao secretário estadual de Fazenda, Felipe Mattos de Lima Ribeiro.
“Estamos diante de um promissor cenário de produção agrícola. Considerando o déficit da capacidade estática de armazenagem de grãos no estado e o reduzido consumo interno, a flexibilização é de extrema importância para garantir o escoamento do grão e a estabilidade do mercado”, disse Saito.
Na 2ª safra do milho 2018/2019, o estado produziu 12,1 milhões de toneladas, crescimento de 55% em relação à safra anterior, representando um aumento de 4,3 milhões de toneladas.
“Esse resultado é fruto de investimentos em pesquisa por instituições como a Fundação MS, Fundação Chapadão e Embrapa e adoção de tecnologias por parte dos produtores, aliado às condições favoráveis de clima e mercado”, complementa.
Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Anahi Gurgel