Expogrande 2017: Sistema Famasul apresenta potencialidades do Agro em Câmara Participativa
Expogrande 2017: Sistema Famasul apresenta potencialidades do Agro em Câmara Participativa
Mato Grosso do Sul importa 70% do hortifrúti de outros Estados. Este foi um dos assuntos debatidos durante a 1ª sessão da Câmara Participativa que aconteceu na Expogrande, na noite de quarta-feira, 05 de abril. O diretor-executivo do Sistema Famasul, Lucas Galvan, fez parte da mesa de discussão e apresentou projetos da instituição em relação à temática. O evento contou com a participação do deputado estadual Herculano Borges e o presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, João Rocha, entre outros vereadores.
De acordo com o diretor, o momento é de se formar parcerias com os poderes, executivo e legislativo, para que atenda o escoamento da produção. “O setor agropecuário registra, ao longo dos anos, crescimento de produtividade e diversificação das atividades agrícolas e pecuárias nos últimos 10 anos. Resultado que demanda infraestrutura para atender a logística e o escoamento. Campo Grande tem potencial para suprir a necessidade, basta ter políticas públicas, como merenda escolar e produtos da agricultura familiar”, comenta.
O Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural já atua com essa prerrogativa. O programa Hortifruti Legal, que é uma frente da ATeG – Assistência Técnica e Gerencial, auxilia o agricultor com orientações que desenvolvem a produção e no estado tem o diferencial de oferecer um agente comercializador que faz uma pesquisa no mercado local para promover a venda da produção.
Também participou da sessão a diretora-secretária do Sistema Famasul, Terezinha Cândido, além de representantes de cooperativas agrícolas e de entidades ligadas a agricultura familiar.
Fonte: Assessoria de Comunicação Sistema Famasul – Ellen Albuquerque