Com dia de campo, produtor de Nioaque tira dúvidas e pensa em investimentos em florestas
Com dia de campo, produtor de Nioaque tira dúvidas e pensa em investimentos em florestas
“É o meu primeiro contato com o sistema ILPF – Integração Lavoura, Pecuária e Floresta”. A afirmação do produtor rural de Nioaque, Oscar Ribeiro que, em vista à Dinapec 2017, participou do Dia de Campo ABC Cerrado, realizado pelo Senar/MS – Serviço de Aprendizagem Rural, com a participação de aproximadamente 120 produtores de diversos municípios do Estado.
Surpreendido, Ribeiro afirmou que tem planos a longo prazo. “Eu gostaria de ter em minha propriedade alguma madeira mais nobre, como o Mogno. A minha formação é de matemática, trabalhei em tecnologia, 30 anos em São Paulo, aposentei e agora estou em Nioaque, fazendo treinamento no Senar/MS”, salientou.
O produtor assistiu a palestra Integração Lavoura-Pecuária-Floresta e, em seguida, ‘Manejo e recuperação de pastagens’. Para a gestora do Departamento de Projetos e Programas do SENAR/MS, Mariana Urt, o evento foi produtivo e abriu espaço para mudar o conceito de investimentos no setor. “O produtor encontrou aqui informações para instituir essas tecnologias na propriedade. Com isso, há um ganho de rentabilidade, produtividade, se tornando sustentável”.
O programa especial do ATeG – Assistência Técnica e Gerencial, ABC Cerrado, foi lançado em oito estados brasileiros tem objetivo de contribuir com a redução dos gases de efeito estufa no território nacional, por intermédio de capacitações em quatro sistemas produtivos: plantio direto, recuperação de pastagens degradadas, ILPF – integração Lavoura, Pecuária e Floresta e Florestas Plantadas.
Os produtores que concluírem o treinamento e estiverem aptos a receber orientações, receberão no prazo de 18 meses, atendimento técnico pela metodologia de ATeG – Assistência Técnica e Gerencial.
Sobre o evento – A 12ª edição da Dinapec será realizada entre os dias 8 e 10 de março, pela Embrapa Gado de Corte – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e pelo Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, oferecendo 18 oficinas que abordam temas voltados ao cotidiano do trabalho realizado por produtores e colaboradores de atividades agrícolas.
Fonte: Assessoria de Imprensa Sistema Famasul – Ana Brito