Foi realizado no último dia 15 no Assentamento Matera, o lançamento do Programa Hortifruti Legal, elaborado pelo Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em parceria com o Sindicato Rural de Chapadão do Sul.
Na reunião estiveram presentes um grupo de 12 produtores familiares que participará da primeira turma formada no município. Durante o encontro foi apresentada toda a formulação de como funciona o programa que é uma das vertentes da metodologia de ATeG – Assistência Técnica e Gerencial.
Além disso, foram apontadas quais capacitações os participantes realizarão no decorrer do projeto que varia de 24 a 36 meses, sendo que cada participante receberá uma vez ao mês a visita do técnico de campo do Senar/MS em sua propriedade para avaliação do projeto em execução, visita esta com duração de 4 horas.
A inovação é o caminho a para solucionar problemas de produtividade e eficiência nas propriedades rurais. E para proporcionar ao produtor uma capacitação e orientações técnicas – aliadas à consultoria de mercado – o Senar/MS está colocando em prática um programa de produção assistida.
Com início em 2014, o programa Hortifruti Legal tem como objetivo propor soluções técnicas para produção, mercado, processamento, comercialização e até mesmo na área do associativismo e cooperativismo entre produtores. O foco é o desenvolvimento do produtor por meio de ATeG – Assistência Técnica e Gerencial, aliada às capacitações do Senar nas áreas de olericultura e fruticultura.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Sindicato Rural