Estratégias de diferentes segmentos prometem alavancar setor leiteiro em MS
Estratégias de diferentes segmentos prometem alavancar setor leiteiro em MS
Planejar diretrizes estratégicas necessárias para alavancar o setor com visão de cadeia produtiva. É a proposta do ‘I Workshop do Leite’ realizado nesta quinta-feira (10). Fizeram parte das discussões representantes da indústria, produtores e o Governo de MS, onde foram estabelecidos riscos, oportunidade de negócios e ações concretas a serem aplicadas.
“Algumas iniciativas da Casa Rural como a construção do Conseleite/MS – Conselho Paritário de Produtores e Indústrias de Leite em Mato Grosso do Sul e o próprio AteG – Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural já têm somado ao setor. O encontro permitiu que todos os envolvidos esclarecessem as responsabilidades de cada um dos segmentos”, explica a gestora da unidade de economia do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Adriana Mascarenhas.
De acordo com o presidente do Conseleite/MS e diretor do Sindicato de Campo Grande, Wilson Igi, a participação do setor na economia estadual poderia ser muito mais significante. “ O leite em Mato Grosso do Sul está na contramão do país, produzimos mais do que consumimos e devemos resolver os problemas da cadeia. A reunião tem como finalidade corrigir essas distorções e facilitar a saída da matéria-prima no Estado”, afirmou.
A consultora de gestão de empresas do (Senar/MS), Ana Carla Castelo, aprova a metodologia da reunião a favor da cadeia leiteira. “As propostas precisam movimentar o todo, o sistêmico. O produtor, a indústria e as políticas públicas que poderão fazer com que o preço seja mais acessível ao consumidor.” Os participantes se dividiram em oito painéis de discussões.
Os grupos foram formados por membros de toda a cadeia. As propostas elaboradas por cada um foram discutidas e transformadas em diretrizes, que ainda serão documentadas e apresentadas por uma comissão formada no I Worshop do Leite.
Foto: Sindicato Rural de Campo Grande