Atuação feminina é destaque em evento de Rio Brilhante/MS
Atuação feminina é destaque em evento de Rio Brilhante/MS
Realizado pelo quarto ano consecutivo, o Chá das Mulheres do Sindicato Rural de Brilhante foi promovido no último sábado (5), com objetivo de mostrar a atuação das mulheres que trabalham em todos os segmentos econômicos do município. No total, 170 pessoas participaram e puderam trocar informações e conhecer mais sobre a atuação do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS e do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.
De acordo com a 1ª tesoureira e idealizadora do projeto, Volnete Inês Aléssio Matos, o encontro de 2016 superou as expectativas de público e demonstra o interesse do público feminino em participar de maneira atuante no setor agropecuário. “Estamos satisfeitas com o resultado, pois, tivemos 50 pessoas acima do número estimado em 120 convidados. O momento foi oportuno ainda para apresentarmos atuação do Senar/MS aqui no município”, destaca.
A diretora-secretária do Sistema Famasul, Terezinha Cândido de Souza, destaca que os números de cursos demandados pela entidade reforçam o envolvimento de todos os setores produtivos da região. “O município possui um histórico de pessoas empenhadas em buscar capacitação e conhecimento. A melhor prova são as capacitações realizadas que de janeiro a outubro deste ano chegaram a 90 turmas e 977 concluintes”, detalha e reforça ainda: “Vocês estão de parabéns por realizar um encontro com uma participação expressiva do público feminino e que contribui ativamente para o desenvolvimento local”.
A advogada, Adélia Perdomo, esposa do presidente do Sindicato Rural de Rio Brilhante, foi a anfitriã do 4º Chá das Mulheres. Ela destaca o pioneirismo da iniciativa e a credibilidade da população com o setor primário. “Ficamos muito satisfeitas com o número de pessoas que prestigiaram o evento que é pioneiro no Estado e começou na gestão da Volnete. Nosso intuito é trabalhar para que cresça cada vez mais e fortaleça a representatividade feminina da região”, observa.
Programação participativa – O evento apresentou uma programação diversificada e contou com palestra motivacional para as convidadas ministrada por profissional de psicologia. Adélia reforça que o tema oportunizou a reflexão do cotidiano da maioria das mulheres nos dias atuais. “Tivemos oportunidade de analisar várias situações que acabam por nos deixar desligadas de nós mesmas, diante da correria diária. Trabalho e família são fundamentais, mas, precisamos estar equilibradas a fim de contribuirmos para o fortalecimento da família e sociedade”, complementa.