Em tom de despedida, Chefe Geral da Embrapa Pantanal visita diretoria do Sistema Famasul
Em tom de despedida, Chefe Geral da Embrapa Pantanal visita diretoria do Sistema Famasul
A visita da Chefe geral da Embrapa Pantanal – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Emiko Kawakami de Resende, à diretoria do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, na quinta-feira (22) foi realizada em tom de despendida. A doutora em Ciências Biológicas deve se aposentar no final do mês após 31 anos de serviços dedicados à instituição.
Recepcionada pelo presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito, a responsável pela unidade de pesquisa em Corumbá foi acompanhada pela Chefe Adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento, Aiesca Oliveira Pellegrin e o Chefe Adjunto de Transferência de Tecnologia, José Aníbal Comastri Filho. “Encerro meu período de trabalho com sentimento de dever cumprido e pela oportunidade de ter conhecido e pesquisado este ambiente maravilhoso que é o Pantanal. Com as informações obtidas aos longos dos anos pude contribuir na discussão e criação de políticas públicas e uso sustentável do bioma no Estado de Mato Grosso do Sul”, analisa Emiko.
Na avaliação de Saito, a parceria com a Embrapa possibilitou muitos avanços em termos de transferência de tecnologia. “Três décadas de dedicação a uma instituição merecem reconhecimento. A doutora Emiko é reconhecida em todos os locais por onde passa por sua experiência e dedicação. Apenas com o trabalho desenvolvido pela comunidade científica pode levar a agropecuária a um patamar ainda mais elevado”.
Foram várias pesquisas desenvolvidas, mas, a chefe geral da Embrapa Pantanal reforça que uma das que mais lhe gratificou foi avaliar e conhecer o comportamento dos peixes nativos da região. “Foi um trabalho detalhado, no qual acompanhamos o mecanismo de produção pesqueira do pantanal. É fundamental entender as peculiaridades, por exemplo, o período da seca e cheia que necessitam acontecer todos os anos, caso contrário podem impactar gravemente na reprodução e quantidade das espécies”, argumenta a pesquisadora que presenteou o representante da Famasul com duas publicações da Embrapa.
Histórico da Embrapa Pantanal –Embrapa Pantanal é uma das 47 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Criada em 24 de fevereiro de 1975 como uma pequena unidade de pesquisa para atender demandas da pecuária extensiva no Pantanal, ampliou em 1984 sua missão e abordagens de pesquisa após identificar a complexidade socioeconômica e ambiental da região. Hoje, a Embrapa Pantanal tem uma equipe técnica formada por 35 pesquisadores,13 analistas e 68 empregados nas áreas de apoio à pesquisa, totalizando 116 empregados.
Segundo informações divulgadas no portal da instituição, Emiko de Resende graduou-se em Ciências Biológicas, fez mestrado em Oceanografia Biológica e doutorado em Ciências Biológicas, todos pela Universidade de São Paulo, USP. Possui especializações em Environmental Assessment Planning pela University of Aberdeen, na Escócia, em International Biodiversity pelo Smithsonian Institute, Estados Unidos, e, por último, em Marketing para Gestão Empresarial pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC.