Em doze meses de atuação, a atual gestão do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS contabiliza mais de duas mil horas trabalhadas em prol do desenvolvimento do setor agropecuário de Mato Grosso do Sul. Para comemorar os avanços registrados dentro da instituição e o reflexo no sistema sindical, a instituição teve um momento diferenciado na última sexta-feira (12).
O presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito literalmente convocou os 120 funcionários, estagiários e terceirizados para uma reunião, cujo objetivo principal era agradecer o empenho e dedicação no planejamento estratégico, que faz parte desta gestão. O evento contou com a participação da diretora-secretária, Terezinha Cândido; do diretor-tesoureiro, Luis Alberto Moraes Novaes, do diretor executivo, Lucas Galvan, do superintendente do Senar/MS – Serviço de Aprendizagem Rural, Rogério Beretta, que representaram o vice-presidente, Nilton Pickler, que estava em agenda fora de Campo Grande,
Durante a apresentação, o presidente citou eventos regionais e nacionais que mobilizaram grandes públicos como a Bienal de Negócios da Agricultura Brasil Central que, em dois dias, reuniu mais de 2 mil pessoas; o Circuito Pecuário, iniciativa do Sistema, que já percorreu os municípios Campo Grande, Nova Andradina, Camapuã e Paranaíba e tem como próxima parada Corumbá. Além do Intercorte MS, que fez parte da Beef Week, considerado o projeto mais consistente sobre a pecuária do país.
“Muita coisa acontece antes do projeto ser apresentado à sociedade. Todos os departamentos do Sistema Famasul, incluindo o Senar/MS, compartilham conhecimentos, cada um em sua área, e só assim é possível contribuir e alcançar o sucesso já obtido nos eventos realizados e apoiados pela casa. O trabalho desempenhado aqui é reconhecido e também referência para outras Federações que buscam melhorias estruturais e funcionais”, ressalta Saito.
Para Clodoaldo Martins,responsável pelo departamento administrativo e financeiro da entidade, o momento foi motivador. “Ficou muito claro que a internalização dos princípios norteadores da Casa foi rapidamente assimilada e consideravelmente melhorada. Os procedimentos e processos internos, aliados a um posicionamento estratégico estão claros para o público externo, sejam eles clientes diretos ou indiretos”, explica.
Colaboradora há 4 anos, a assistente administrativa, Francisca Barbosa, fala do bem estar e dos resultados obtidos nos últimos 365 dias. “Posso dizer que o último ano foi mais leve e com resultados tão ou mais eficientes que antes. Com certeza, o ambiente de trabalho está mais harmonioso melhor para executar as atividades. A impressão que dá é que os colaboradores estão verdadeiramente empenhados e isso consequentemente traz mais resultados”.
Segundo o gestor da Unidade Técnica do Sistema Famasul, Justino Mendes, o reconhecimento é a chave para otimização dos resultados. “Em cada evento, de natureza técnica, nós temos a oportunidade de ter contato com pesquisadores, consultores, novas informações, inovações tecnológicas e avanços testados e aprovados pela pesquisa científica. Quando você tem contato com isso, existe a oportunidade de levar estas informações também ao produtor rural por meio de cursos, assistência técnica, projetos e palestras. Ou seja, é um processo contínuo de transferência de conhecimento”.
Mendes reforça também a atuação direta em relação à representatividade rural. “É importante lembrar que também participamos de diversas comissões e conselhos, onde são discutidas questões que impactam diretamente a vida da população rural. Nestes momentos, procuramos apresentar o embasamento técnico que adquirimos ao longo do tempo para que as melhores decisões sejam tomadas, sempre buscando o bem-estar da população rural”.