ExpoAqui: Lideranças rurais reforçam relevância da economia agropecuária de Aquidauana
ExpoAqui: Lideranças rurais reforçam relevância da economia agropecuária de Aquidauana
A base econômica de Aquidauana está na pecuária, com o município ocupando o 3º lugar no ranking estadual de rebanho bovino, atingindo 800 mil cabeças. O dado foi apresentado pelo presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, durante a abertura da 49ª ExpoAqui – Exposição Agropecuária de Aquidauana, realizada nesta quinta-feira (11). “Só esse número mostra a importância e pujança do município”, acrescentou.
O evento contou com a presença diversas lideranças rurais e políticas. Durante a abertura, o presidente do Sindicato Rural de Aquidauana, Frederico Borges Stella, agradeceu a parceria de todos os envolvidos na realização do evento. “Quase 50 anos de realização de uma das mais tradicionais feiras do Estado comprova a força e determinação do setor produtivo que, com união, vence todos os obstáculos”. O município é considerado o Portal do Pantanal, presenteado com o Rio Aquidauana e com a Serra de Maracaju.
Saito acrescentou, em seu discurso, a importância da educação para o desenvolvimento local. “Quero ressaltar o trabalho desenvolvido pelo sindicato em parceria com o Senar/MS, representando os anseios dos produtores e desenvolvendo o pilar que é compartilhar conhecimento não só na zona rural, mas também no meio urbano”.
Em 2015, o Senar/MS – Serviço de Aprendizagem Rural realizou uma média de 30 cursos em Aquidauana capacitando aproximadamente 700 alunos no município e região. “Preparando profissionais para que possam atender a demanda do setor”, afirmou Saito.
O prefeito de Aquidauana, José Henrique Trindade, também acredita no crescimento econômico local associado ao desenvolvimento rural. “O agro representa muito para a nossa economia e é um grande gerador de empregos”.
Além das lideranças citadas, participaram do evento, o diretor-presidente da Agraer – Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural, Enelvo Felini; a diretora-secretária do Sistema Famasul, Terezinha Cândido e o diretor executivo da Federação, Lucas Galvan e os presidentes dos sindicatos rurais: Luciano Aguiar, de Corumbá e Moezis José dos Santos, de Anastácio.