Presidente da Famasul destaca sustentabilidade pecuária no lançamento da Beef Week em SP
Presidente da Famasul destaca sustentabilidade pecuária no lançamento da Beef Week em SP
“O alinhamento dos produtores rurais com a comunidade científica tem levado o estado de MS a ser uma referência em produção sustentável. Por isso, produzimos carne de qualidade e sustentabilidade”. A afirmação foi feita pelo presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, durante o lançamento da Beef Week, que acontece de terça-feira (14) a domingo (19) em São Paulo. O diretor tesoureiro da instituição, Luis Alberto Moraes Novaes, participou do evento.
Durante a abertura, Saito fez referência a um dos programas de maior destaque do estado na pecuária: CCN – Carne Carbono Neutro, projeto desenvolvido pela Embrapa e pelo Governo de MS voltado para orientação de políticas públicas referentes ao baixo carbono, com objetivo de mitigar e neutralizar a emissão dos gases no setor.
A abertura da Beef Week, que acontece paralelamente ao Circuito InterCorte SP , contou com a participação do governador Reinaldo Azambuja e o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck. O evento reúne restaurantes e lojas de carne da capital paulista, por intermédio de cortes, kits e pratos especiais e visa aumentar a percepção dos centros urbanos e dos consumidores em relação à qualidade de carne bovina brasileira.
No lançamento da Beef Week realizado no Restaurante Micaela foi servido o jantar “Sabores do Pantanal”, preparado pelos chefs Fábio Vieira (Micaela) e pelo sul-mato-grossense Paulo Machado. Na ocasião, também foi anunciada a edição da Beef Week Campo Grande, que acontece nos dias 20 e 21 de julho, uma iniciativa da do Governo do Estado em parceria com o Sistema Famasul, Sebrae, Sest Senat, Fecomércio (Senac), Senar/MS, Senai e Abrasel MS – evento que fará parte do Circuito InterCorte MS (20 e 21 de julho).
Para Reinaldo Azambuja, a InterCorte e a Beef Week, tanto em São Paulo quanto em Mato Grosso do Sul, são eventos importantes para aproximar o produtor do consumidor. “É uma grande alegria receber a InterCorte novamente no MS e encarar os grandes desafios de aproximar a produção do consumo e mostrar a qualidade da nossa carne. Trata-se de uma oportunidade para mostrar as ações governamentais que existem, como por exemplo, o programa “Terra Boa”, que é a troca de áreas degradadas por outras produtivas com incentivo governamental, e o programa do Novilho Precoce, que estava com uma defasagem e agora está com uma nova roupagem.”
Para o secretário da Semade, Jaime Verruck, o evento propiciará o adensamento da cadeira produtiva da carne, para que viabilize e dê condições de desenvolvimento aos pequenos negócios locais – premissa do Programa Estadual de Apoio aos Pequenos Negócios – PROPEQ. “A lógica é trazer esses grandes eventos com o intuito de internalizar maiores ganhos econômicos para Mato Grosso do Sul. A Semade busca ampliar esse escopo e sabendo dessa parceria entre Famasul e InterCorte, resolveu ampliar o evento aqui no estado, trazendo a Beef Week e o Caminho do Boi”, explicou.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Sistema Famasul – Ana Brito, com informações de Mariele Previdi, da Attuale Comunicação e da Semade Fotos: Daniela Collet