Cultivo de Orquídeas do SENAR/MS é cenário de história de amor entre casal de agrônomos
Cultivo de Orquídeas do SENAR/MS é cenário de história de amor entre casal de agrônomos
Em 12 de junho é comemorado o Dia dos Namorados, data em que os apaixonados se dedicam a reforçar os laços de ternura no relacionamento, sejam namorados ou casados. Essa história aconteceu no município de Fátima do Sul, região Sul do estado, durante um curso realizado no sindicato rural. O jovem casal Ana Caroline e Rodrigo Staudt fortaleceu ainda mais os laços de carinho e cumplicidade depois de participar de uma capacitação em cultivo de orquídeas do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/MS).
Ana Caroline fez o curso no mês de abril e ficou encantada com as técnicas apresentadas pelo instrutor, sobre o cultivo e manejo da flor, e não teve dúvidas em convidar o esposo a participar. “Nós dois somos formados em agronomia, apaixonados por plantas e já cultivávamos alguns exemplares, porém, foi no curso que percebi que não estávamos utilizando as técnicas corretas. Depois que terminei o curso, conversei com o Rodrigo e falei que ele ‘precisava’ participar”, lembra bem-humorada.
O esposo aceitou o convite e também resolveu aprender mais sobre a exótica espécie que atrai o interesse de tantas pessoas que se dedicam à sua produção, seja para comercialização ou até como terapia. “Fiquei muito satisfeito com o curso e o atendimento do professor Sérgio Ostetto, que com muita didática mostrou que realmente eu não sabia lidar corretamente com uma orquídea”, declara.
Ao final da capacitação, a primeira ação foi construir um orquidário na residência para que pudessem aumentar as espécies e mudas. “Eu fiquei muito animada e pedi ao Rodrigo que construísse um local que oferecesse condições de aumentar nossos exemplares. Ele atendeu meu pedido e nosso espaço está muito bonito e colorido”, comenta com carinho Ana Caroline.
Rodrigo reforça as palavras da esposa e já planeja aliar a dedicação às orquídeas com a questão comercial. “Fiquei admirado com a técnica e com os resultados, por isso, planejo iniciar um negócio para vender produtos necessários ao cultivo”, acrescenta.
PALAVRA DE ESPECIALISTA – O instrutor do SENAR/MS, Sergio Ostetto, é tão apaixonado por orquídeas que está desenvolvendo uma tese de doutorado sobre o tema. Com atuação no SENAR/MS há oito anos, o educador destaca a importância financeira e social do curso. “Na maioria dos casos, o SENAR forma profissionais habilitados a ingressar no mercado de trabalho, mudando totalmente a sua perspectiva de vida e colaborando para o desenvolvimento do setor agropecuário. O cultivo das orquídeas reúne várias opções de socialização, pois trata-se de uma ótima opção de negócio, hobby ou terapia”, explica.
Ostetto salienta que tudo na orquídea pode ser comparado ao ser humano, semelhante a criar filhos, as técnicas significam apenas 10% do processo. “Os 90% restantes estão na criatividade, raciocínio e capacidade de ajustar os fatos às necessidades exigidas por cada pessoa ou espécie de planta. Não existe um filho igual ao outro, assim como as orquídeas que contabilizam 35 mil espécies diferentes, além dos híbridos criados pelo homem”, argumenta o orquidófilo.
O presidente do Sindicato de Fátima do Sul, José Ricardo Casotti, comemora os resultados dos cursos do SENAR/MS no município e a aproximação institucional com a população. “Desde janeiro deste ano, 21 capacitações foram oferecidas para 300 moradores da região. A propaganda dos ex-alunos fez com que muitas pessoas nos procurassem em busca de qualificação e elogiassem a atuação do Sindicato na comunidade”, esclarece.
Ana Caroline acrescenta que é muito bom fazer o que se gosta, junto com quem se ama é ainda melhor. “Participar desta capacitação me deu a oportunidade de aprender sobre uma planta que sou apaixonada e ainda junto com meu esposo, que é meu companheiro de todas as horas”, finaliza.