Curso de de horta é oferecido para pais de alunos participantes do Agrinho em Guia Lopes
Curso de de horta é oferecido para pais de alunos participantes do Agrinho em Guia Lopes
Elaborar um projeto para enriquecer o preparo da merenda escolar e ainda, esclarecer estudantes e responsáveis sobre a importância de consumir alimentos saudáveis. Esse foi o objetivo da professora, Shirley Almeida Salgueiro, titular na escola municipal Basílio Barbosa, em Guia Lopes da Laguna ao solicitar o curso de Implantação e Manejo de Horta, do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.
A iniciativa da educadora tem a finalidade de despertar nos alunos o interesse pela produção de alimentos, além de trabalhar os temas transversais propostos no programa Agrinho, que esse ano atenderá 120 mil estudantes da rede municipal e estadual de ensino, espalhados em 40 municípios de Mato Grosso do Sul. “A primeira ação realizada para elaborar o projeto foi ouvir a turma, para saber quais alimentos gostariam de comer na merenda escolar. No segundo momento queremos estimular a participação nos cuidados com a horta destacando a importância de consumir vegetais saudáveis e cultivados em casa”, argumenta.
Segundo a mobilizadora do sindicato rural de Guia Lopes da Laguna, Julycleia Martins, a reação foi positiva entre todos os participantes. “Estou acompanhando o curso e converso com os pais de alunos. Muitos têm pequenas hortas em casa, mas, estão animados em aprender as técnicas corretas”, pontua.
A vendedora autônoma e mãe de uma aluna do 7º ano, Sonia de Oliveira Mendonça destaca que a proposta foi muito bem aceita por toda comunidade escolar e se diz satisfeita com as técnicas abordadas no curso. “Eu sempre planto alguma coisa no quintal de casa, mas, aprendi bastante com o instrutor e vou começar logo uma horta mais elaborada. Minha filha e os colegas estão entusiasmados com o projeto na escola e não veem a hora de contribuir”, revela.
Sonia comenta que se ofereceu para auxiliar nos cuidados diários do espaço já que tem horário flexível. “Eu que faço meu horário de trabalho, pois, atuo com vendas à domicilio e me ofereci para ir no período da manhã molhar e limpar os canteiros. Tudo foi feito com muito carinho, recebemos as mudas prontas para plantar então é preciso dedicação de todos que participaram do curso”, conclui.
Na avaliação da diretora-secretária e coordenadora educacional do Senar/MS, Terezinha Cândido de Souza, o projeto desenvolvido na escola de Guia Lopes comprova a eficácia do Agrinho, como ferramenta educacional e de conscientização na população. “É gratificante acompanharmos o desdobramento do programa e verificarmos que está despertando propostas criativas entre professores e alunos. O que podemos avaliar da iniciativa em Guia Lopes é que o Agrinho aproxima as famílias da escola e incentiva os estudantes a desenvolverem uma consciência reflexiva sobre a importância do meio rural”, finaliza.
Saiba mais – O Agrinho é um programa de responsabilidade social da Famasul e do Senar/MS lançado em junho de 2014, com a finalidade de desenvolver os temas transversais propostos nos PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais. O material pedagógico foi regionalizado reforçando as particularidades do Estado sobre os temas: ética, diversidade cultural, meio ambiente, trabalho e consumo, saúde, orientação sexual e temas locais, com foco em sustentabilidade, ética e conexão campo cidade.
Cabe ressaltar a importância dos parceiros que participaram da criação e crescimento do programa, entre eles: governo do Estado por meio das Secretarias de Estado de Educação (SED), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade), Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf) e da Secretaria de Cultura, Turismo, tecnologias e Inovação (Sectei) e com as Prefeituras Municipais, por meio das Secretarias Municipais de Educação e os Sindicatos Rurais.