Sistema Famasul representa agropecuária sul-mato-grossense em evento nos EUA
Sistema Famasul representa agropecuária sul-mato-grossense em evento nos EUA
O presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, viajou aos Estados Unidos em uma missão especial: representar a agropecuária sul-mato-grossense na X Conferência Sugar & Ethanol, em Nova York.
O evento, que aconteceu na última semana, é realizado pela Organização Internacional do Açúcar (ISO) e pela DATAGRO, uma das mais conceituadas consultorias agrícolas que trabalha no desenvolvimento na área de biocombustíveis em diferentes países. Na décima edição, o encontro é consagrado como uma conferência técnica oficial do Sugar Dinner Nova York desde a primeira realização.
“É um evento tradicional do calendário mundial de açúcar e etanol e, por isso, muito importante para o Brasil e, especificamente, Mato Grosso do Sul, que tem o setor sucroenergético em destaque na 4º posição do ranking nacional de produção de cana-de-açúcar, gerando emprego e renda”, ressalta Saito.
Uma comitiva formada por lideranças rurais e políticas do Estado, entre elas, o diretor tesoureiro da Federação e presidente da Sulcanas – Associação dos Fornecedores de Cana-de-açúcar Sul-mato-grossense, Luis Alberto Moraes Novaes, estiveram no evento para conferir as inovações do setor sucroenergético e também apresentar o potencial de Mato Grosso do Sul.
Além de reunir representantes da comunidade internacional de produtores, comerciantes, corretores, investidores e do mercado financeiro em geral, a Conferência discutiu as principais questões da indústria global de açúcar e etanol.
Além das lideranças do Sistema Famasul, participaram da comitiva de Mato Grosso do Sul o superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Mato Grosso do Sul, Renato Roscoe, representando o governador, Reinaldo Azambuja, e o presidente da Biosul – Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul, Roberto Hollanda.
Roscoe apresentou, em Nova York, a palestra sobre o Projeto MS Carbono Neutro e as demais políticas públicas sobre Mudanças Climáticas de MS. Na palestra, o superintende pontuou as ações que estão sendo realizadas com a finalidade de promover a neutralização da emissão dos gases de efeito estufa.