Senar/MS oferece oficinas durante Feira Estadual da Agricultura Familiar, em Glória de Dourados
Senar/MS oferece oficinas durante Feira Estadual da Agricultura Familiar, em Glória de Dourados
O evento completa esse ano a 10ª edição reunindo mais de 30 mil pessoas em três dias
O Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural participou da 10ª Feira Estadual de Produtos da Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul, realizada entre os dias 29 de abril e 1º de maio, no município de Glória de Dourados. A organização do evento contabilizou a visita de 30 mil pessoas nas palestras, oficinas e mesas redondas com temas voltados ao setor rural do Estado.
De acordo com o secretário executivo da FAF – Federação da Agricultura Familiar, Fernando Silva Lopes, a iniciativa tem o objetivo de mostrar aos pequenos produtores rurais que é possível viver bem e no campo. “Procuramos promover o acesso à informação oferecendo cursos, debates e temas fundamentais ao desenvolvimento rural. O produtor comprovou que o caminho para a melhoria da produção e rentabilidade é a capacitação e assistência técnica”, explica.
Lopes declara que outra preocupação da entidade é o êxodo rural nas famílias de produtores, pois, muitos filhos ainda vão para cidade em busca de oportunidades de estudo e trabalho. “Os jovens vão para área urbana estudar e acabam se estabelecendo, deixando os pais na propriedade. No entanto, essa geração pode se capacitar e contribuir para profissionalização e gestão da atividade familiar”, acrescenta.
Na condição de parceiro, o Senar/MS contribuiu com o oferecimento de oficinas de Associativismo, Cooperativismo, curso de Cultivo de Orquídeas e mesas redondas sobre as ações da instituição junto à agricultura familiar.
Caravanas – O produtor rural Rosalvo Nunes da Motta se dedica à atividade de pecuária de leite no assentamento Esperança, em Anaurilândia. Ele afirmou que ficou satisfeito em participar da feira e aponta o que mais chamou atenção: “Gostei bastante de conhecer a realidade de outras regiões e de produtores que, como nós, ainda têm uma produção pequena. Fiquei animado com as informações sobre associativismo e cooperativismo e acredito que irão contribuir para o associação que temos no assentamento”, argumenta.
Na avaliação de Francisco Rigatto, que é produtor de leite em Glória de Dourados, a iniciativa é fundamental para o fortalecimento da atividade rural no Estado. Ele relata que recebe assistência técnica do programa Mais Leite há pouco mais de um ano e já contabiliza mudanças positivas na produção e rentabilidade. “Em minha opinião, o produtor precisa investir no conhecimento e foi isso que eu fiz. Participei de várias capacitações do Senar/MS e minha produção de leite saltou de 50 para 150 litros diários. Além disso, tenho dois tanques de piscicultura, no qual crio tilápia. Depois de fazer o curso de Processamento de Peixe aprendi a produzir filés que revendo no comércio da região”, comenta orgulhoso.
Realização e parceria – A 10ª edição da Feira Estadual de Produtos da Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul foi uma realização da FAF e participação das seguintes instituições: Prefeitura de Glória de Dourados, Agraer – Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural, Sepaf – Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar, Governo do Estado, Coopaf, Incra – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária e Embrapa.
Entre os parceiros do evento estão: Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Senar/MS, Sindicato Rural de Glória de Dourados, Sebrae/MS, Sintrab, Seleta, Acegt, Coophaleite, Apoms, Banco do Brasil, Caixa Econômica, Câmara Municipal de Glória de Dourados, UEMS, MDA, Mapa e Delegacia regional da MDA