Abertura da 13ª Expo Jardim destaca o trabalho de um ano do Centro de Equoterapia Passo a Passo
Abertura da 13ª Expo Jardim destaca o trabalho de um ano do Centro de Equoterapia Passo a Passo
O primeiro aniversário do Centro de Equoterapia Passo a Passo do Sindicato Rural de Jardim, comemorado nesta semana, foi o destaque da solenidade de abertura da 13ª edição da Exposição Agropecuária do município.
A cerimônia aconteceu na noite dessa quarta-feira (27), no Parque de Exposições e reuniu produtores rurais, presidentes de sindicatos, autoridades e comunidade da região.
O trabalho desenvolvido durante o primeiro ano de atividades do Centro foi pontuado pelo presidente Paulo César Bózoli, responsável pela fundação do programa. De acordo ele, em um ano, mesmo com as dificuldades, 40 pessoas – sendo crianças, adolescentes e adultos – receberam atendimento.
“Nosso levantamento mostra que foram realizados, aproximadamente, 900 sessões. A expectativa para 2016 é aumentarmos para 45 praticantes e fazer mais de mil sessões. Além disso, a equipe receberá mais um profissional: vamos contratar um psicólogo. O programa não é de uma única pessoa, mas de inúmeras que acreditam nesse trabalho e que estão com a gente”, afirmou o ex-presidente do Sindicato Rural de Jardim, ao apresentar os profissionais do programa na solenidade.
Ao discursar, o presidente do Sistema Famasul- Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, recordou que o Centro de Equoterapia Passo a Passo foi idealizado por Paulo Bózoli durante a participação no Programa Líder MS II.
“Esses bons resultados do Centro são fruto do trabalho de conclusão de curso do Paulo e, por isso, é com muita admiração que eu destaco que o Passo a Passo atendeu muito mais de 40 pessoas, na verdade, são 40 famílias. Quando um trabalho como esse promove o conforto e a melhoria de vida de uma pessoa, também está oferecendo isso para a família dela. Isso é que chamamos de corrente do bem: a capacidade de impacto de uma boa ação na vida de uma comunidade. Seu trabalho é admirável, Paulo”, disse.
Na solenidade, o presidente do Sistema Famasul, divulgou, ainda, mais um apoio da instituição ao programa.
“Não fazemos promessas, fazemos compromissos. O nosso hoje, do Sistema Famasul, firmado com vocês, é o capacitar mais um profissional para somar no Centro de Equoterapia”, afirmou.
O presidente do Sindicato Rural de Jardim, José Eduardo Meireles Grubert, falou sobre as boas expectativas da exposição.
“É uma exposição tradicional do nosso estado e muito esperada pelos produtores, moradores e apoiadores. Organizamos tudo com muito empenho e dedicação, esperamos que todos aproveitem a programação e as novidades apresentadas este ano”.
O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, foi representado pelo secretário estadual de Produção e Agricultura Familiar, Fernando Lamas, que parabenizou a 13ª edição da Exposição Agropecuária.
“Feiras agropecuárias são eventos considerados de importância ímpar para o município que as realizam. Aqui em Jardim temos uma exposição consolidada e de reconhecimento estadual e nacional. Exposição agropecuária é um dos métodos mais antigos de transferência de tecnologia, mais antigos e também mais eficientes. Parabéns a todos os realizadores e parceiros”, ressaltou.
A cerimônia de abertura teve a participação do presidente do Sindicato Rural de Bela Vista, Leandro Mello Acioly; do presidente do Sindicato Rural de Ponta Porã, André Cardinal; e do presidente do Sindicato Rural de Nioque, Claudio Antonio Straliotto.