Em apenas 5 dias de Expogrande, projeto Pingo D’Água do Senar/MS atende mais de 90 pessoas
Em apenas 5 dias de Expogrande, projeto Pingo D’Água do Senar/MS atende mais de 90 pessoas
Os profissionais que estão trabalhando na Expogrande 2016 – Exposição Agropecuária e Industrial de Campo Grande têm acesso ao atendimento odontológico gratuito por intermédio do projeto Pingo D’Água, desenvolvido pelo Senar/MS – Serviço de Aprendizagem Rural. Com apenas cinco dias de evento, já foram atendidas mais de 90 pessoas.
De acordo com o dentista Nelson Nunes Ferreira, que é formado há 35 anos e trabalha há mais de dez anos no projeto, trazer o ônibus adaptado à Expogrande é uma excelente oportunidade de atender os trabalhadores da exposição, que muitas vezes não teriam acesso aos procedimentos odontológicos. “Fazemos aqui desde obturação à limpeza bucal, de cirurgias simples à remoção de espéculas ósseas, que são pedaços de dentes presos à gengiva, entre outros tipos de tratamentos”.
Segundo Ferreira, a meta é atender aproximadamente 200 pessoas até o final da exposição, que é 17 de abril. “Cada trabalho é realizado com muito respeito e com muito amor. Minha dedicação é total. O sorriso transforma a vida das pessoas”. Até 2015, mais de 180 mil pessoas em todo o Estado foram beneficiadas pelo Pingo D’Água. A meta para 2016 é a realização de mais de 12 mil procedimentos. Apenas em 2015, o projeto contemplou 14 municípios do Estado, atendendo quase 6 mil pessoas que foram atendidas em mais de 33 mil procedimentos clínicos.
Para a auxiliar de cozinha da Agraer – Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural, Cleonice Maria da Luz Rodrigues, o projeto é uma saída para quem não tem tempo e nem condições financeiras de ir ao consultório odontológico. “É muito bom conseguir realizar aqui os tratamentos que seriam impossíveis devido ao meu curto horário disponível”. Cleonice é funcionária da instituição há mais de 18 anos.
Já o segurança patrimonial Veinaldo José dos Santos saiu do atendimento fazendo propaganda aos outros colegas. “Muita gente tem medo de dentista, mas eu gostei muito e não senti dor. Por isso, estou incentivando a todos para que venham até aqui e aproveitem este momento para cuidar do sorriso. Eu fiz uma extração, uma restauração e agendei uma limpeza”.
De acordo com o superintendente do Senar/MS, Rogério Beretta, o Pingo D’Água é apenas um dos projetos que os visitantes da Expogrande poderão conhecer sobre a instituição. “Será a oportunidade para que a população conheça parte de nossas atividades educativas e de promoção social. Entre essas ações está o Pingo D’Água que oferecerá atendimento aos trabalhadores, pois, sabemos que a falta de tempo dificulta o acesso desse público ao dentista”, argumenta.
Serviço – O atendimento na unidade móvel do projeto Pingo D’Água funcionará entre os dias 7 e 17 de abril, com agendamento prévio, no horário das 13h às 21h.