Skip directly to content

Dinapec 2016: Instrutor do Senar/MS ensina técnicas de primeiros socorros

Dinapec 2016: Instrutor do Senar/MS ensina técnicas de primeiros socorros

10/03/2016 - 15:30

“O socorrista não é médico, caso não faça o procedimento de emergência de forma correta, ele pode agravar a situação ou até mesmo tornar-se uma vítima”. O alerta foi feito pelo instrutor do Senar/MS – Serviço de Aprendizagem Rural, Valdir de Paula, que ministrou a oficina ‘Primeiros Socorros”, durante a Dinapec 2016 – Dinâmica Agropecuária.

O evento promovido pela Embrapa Gado de Corte – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e pelo  e pelo Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, ocorrerá até o dia 11 de março, apresentando aos interessados as principais novidades tecnológicas.

Em quatro oficinas realizadas nesta quinta-feira (10), com a participação total de aproximadamente 100 pessoas, o instrutor falou sobre as principais técnicas de primeiros socorros que podem ser realizadas nos mais diversos casos, de ataques de animais peçonhentos a ataques cardíacos, de afogamentos a queimaduras. “A principal orientação é manter o controle e chamar o atendimento médico”, ressalta De Paula.

Segundo o instrutor, que é engenheiro agrônomo e especialista em Segurança do Trabalho, os principais acidentes ocorridos no campo envolvem ataques de cobras, escorpiões, aranhas e outros animais venenosos (peçonhentos); cortes com instrumentos, quedas de animais de grande porte, queda de maquinários, entre outros. “A preocupação com a segurança e com a saúde é um fator inerente ao meio rural. Mas muitas vezes, as pessoas não sabem como agir. Por isso, é importante este tipo de orientação em eventos como a Dinapec”.

Para o estudante de medicina veterinária, Patrick Alves, que participou pela primeira vez da Dinapec, o curso de primeiros socorros o auxiliará não apenas na vida pessoal mas, na trajetória profissional. “O que você aprende aqui, leva para a faculdade. Entre as  técnicas ensinadas nessa oficina, a que mais me chamou a atenção foi a de massagem cardiopulmonar, que pode salvar uma vida”, salientou o acadêmico.

Em sua terceira visita à Dinapec, a estudante de medicina veterinária, Mary Benites, aproveitou os ensinamentos de Valdir de Paula. “Conhecimentos como esses adquiridos aqui são levados para o dia a dia e são usados tanto na faculdade como na carreira. No campo, ocorrem muitos acidentes, agravados pela distância”, salienta Mary.

Sobre a Dinapec 2016 – O evento tem a participação das Unidades da Embrapa – Agropecuária Oeste, Pantanal, Florestas, Pecuária Sudeste, Rondônia, Caprinos e Ovinos, Agroindústria de Alimentos, Gado de Leite e Gado de Corte, com parceria da Fundação MS, Unipasto, Iagro/MS, Famasul e Sistema S (Sesc, Sebrae e Senar).

Serviço:

Dinâmica Agropecuária – Dinapec

Data: 9 a 11 de março de 2016
Local: Embrapa Gado de Corte, Campo Grande-MS (avenida Rádio Maia, 830, zona rural)
Informações: (67) 3368-2141 e www.embrapa.br/gado-de-corte.