Encontro de Instrutores 2016 alia descontração e conhecimento com educadores do Senar/MS
Encontro de Instrutores 2016 alia descontração e conhecimento com educadores do Senar/MS
Na avaliação da coordenadora educacional do Senar/MS, Terezinha Cândido, a segunda edição do Encontro de Instrutores superou as expectativas da organização pelo dinamismo e envolvimento dos participantes. Realizado entre os dias 17 e 19 de fevereiro, em Campo Grande, o evento reuniu 210 profissionais responsáveis pela aplicação dos cursos de formação profissional e promoção social.
“A devolutiva que recebemos dos instrutores foi positiva, desde o evento até a qualidade das palestras apresentadas. Isso é muito importante, pois, criamos um canal de comunicação com nossos colaboradores que influenciará diretamente na qualidade das capacitações oferecidas e no atendimento do produtor rural, nosso público principal”, considera Terezinha.
O superintendente do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Rogério Beretta, ressalta que as capacitações foram pensadas com a finalidade de atender as necessidades de atualização pedagógica dos instrutores. “Procuramos trazer temas atuais e que estimulassem reflexão do processo pedagógico. Tanto que o ponto alto do encontro foi a palestra com o historiador Leandro Karnal, enriquecedora e educativa na medida certa”, afirma.
Equipe Promoção Social – Instrutora do Senar/MS há dois anos, Lúcia Nunes é professora no curso de Produção Caseira de Pães, Bolos, Biscoitos e Salgados. Ela destacou que a interação entre os educadores foi um dos momentos mais importantes no evento. “É uma oportunidade única de revermos colegas de trabalho e conhecermos mais sobre outras capacitações da instituição”, opina a educadora que aproveitou para elogiar os workshops do encontro: “O curso de Boas Práticas de Higiene na Manipulação de Alimentos foi fundamental para nosso trabalho e o conteúdo oferecido oferecerá fundamentos para reforçarmos os cuidados que devem ser tomados quando se trabalha com produção de alimentos”, conclui.
Daisy do Rego e Silva é instrutora há mais de três anos e participou dos dois encontros promovidos para instrutores. Ela revela que a edição desse ano foi ainda melhor que em 2015. “Ano passado o evento foi ótimo, mas, penso que o atual foi pensado com bastante cuidado para capacitar os instrutores dos diferentes setores atendidos pelo Senar/MS. Outro destaque para quem atua na promoção social foi o workshop sobre higiene e manipulação de alimentos, eu posso afirmar que me sinto mais segura e preparada para aplicar as técnicas”, argumenta.
Formação Profissional Rural – O engenheiro agrônomo Zeno Fernandes ministra cursos pelo Senar/MS há quase 18 anos e comenta sua opinião sobre o evento. “Acredito que esse encontro alia dois momentos muito importantes para nós instrutores: uma oportunidade de relaxamento e também de preparação para as atividades programadas ao longo do ano. Fiquei particularmente satisfeito com a palestra sobre Crise e Resiliência e pude comprovar que estou indo no caminho certo”, ressalta.
João Acácio Minussi soma 16 anos na equipe de educadores do Senar/MS e considera que o encontro favorece a atualização de conhecimentos e metodologia de ensino. “Em todos esses anos como educador considero que aprendi muito mais do que ensinei, pois, o homem do campo traz na bagagem sua experiência de vida enriquecedora. Ministro cursos de Operação e Manutenção de Motoserra e Instalação de Cercas Elétricas e considerei as palestras e workshops muito produtivos, além da palestra do Leandro Karnal que fechou o evento com chave de ouro”, salienta.