Profissionais do Sistema Famasul participam de treinamento sobre boas práticas e refúgio
Profissionais do Sistema Famasul participam de treinamento sobre boas práticas e refúgio
Atualizar informações técnicas e conhecer as novidades sobre boas práticas e refúgio na agricultura. É com este objetivo que 15 colaboradores do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, da Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja e do Senar/MS – Serviço de Aprendizagem Rural participarão nesta sexta-feira (12), a partir das 14h, de um treinamento com profissionais da Monsanto, na sede da Casa Rural.
Para o gestor do Departamento Técnico do Sistema Famasul, Justino Mendes, o encontro auxiliará na expansão das informações sobre a importância do refúgio nas lavouras. “Com o treinamento nossa equipe poderá levar ao produtor rural a necessidade de se fazer o refúgio para que as pragas não fiquem resistentes ao controle químico”.
A área de refúgio, mencionada pelo especialista, consiste em uma porcentagem do total da área da lavoura, plantada sem nenhuma tecnologia transgênica, fundamental para que seja evitado que as pragas se tornem resistentes às tecnologias do cultivar, facilitando o controle.
De acordo com Mendes, a ação foi planejada para expandir o conhecimento sobre o manejo integrado de pragas. “Nossa finalidade é atualizar o conhecimento dos nossos instrutores, especialmente aqueles que fazem parte da equipe do Programa Soja Plus e equipe de técnicos da Aprosoja, que atuam no Programa Siga MS, no levantamento de dados de campo “.
O Soja Plus é uma parceria entre a Abiove – Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais, Senar/MS, Sistema Famasul, entre outras entidades representativas do setor. A meta é oferecer um programa de gestão rural eficiente para produtores rurais, que resultará em melhoria na produção e atendimento dos aspectos ambientais e sociais de uma empresa rural.
Já o Siga/MS – Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio é uma ferramenta de monitoramento da Aprosoja/MS, que traz o acompanhamento do andamento do plantio e colheita de culturas como milho, soja, algodão, cana, além da previsão climática e viabilidade logística de grãos, entre outros fatores determinantes para uma boa safra.