Sistema Famasul produz informativo sobre gripe aviária
Sistema Famasul produz informativo sobre gripe aviária
Produtores rurais de Mato Grosso do Sul receberão, em breve, um material informativo sobre a Influenza Aviária (IA).
Com capacidade de se espalhar rapidamente, a gripe aviária, como também é conhecida, é uma zoonose que pode matar milhões de aves em um curto período de tempo. A gripe aviária infecta frangos, patos, gansos, perus, codornas, faisões, cocares, pombas e aves silvestres.
A técnica do Departamento de Produção do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Samara Miyaki, explica que, como não há tratamento contra a influenza aviária, o foco é a prevenção.
“Nossa proposta é levar as principais informações ao produtor rural de forma simples, clara e objetiva. O material consiste em um folder que explica a importância dos cuidados no dia a dia para prevenir a doença. Queremos informar o maior número de produtores possível, pois a maior parte das propriedades têm galinhas, inclusive, para consumo próprio”, afirma.
Dentre as orientações do informativo, estão:
– Manter as aves em locais protegidos, cercados e limpo;
– Manter água limpa e alimento adequado;
– Aves domésticas não devem ter contato com aves silvestres, dentre outras recomendações.
O material será distribuído nos primeiros meses deste ano.
Consulta Pública
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) submeteu à consulta pública o Projeto de Instrução Normativa que estabelece o Plano Nacional de Prevenção e Vigilância da Influenza Aviária (IA), conhecida como gripe aviária, e da Doença de Newcastle (DNC). A iniciativa faz parte do projeto de medidas sanitárias de controle adotadas na confirmação de um foco da doença e ficará aberta à sociedade até este mês de janeiro. A consulta está disponível no site do Mapa, confira aqui.