Com apoio de parceiros, centro de equoterapia Passo a Passo promove festa de Natal
Com apoio de parceiros, centro de equoterapia Passo a Passo promove festa de Natal
O centro de equoterapia Passo a Passo, localizado no Sindicato Rural de Jardim (MS) encerrou as atividades do ano na última sexta-feira (18), com uma festa repleta de carinho e presentes para os 40 praticantes, que desde abril são assistidos por uma equipe que oferece atividades direcionadas a crianças e jovens com deficiência ou necessidades especiais.
O grupo de profissionais liderado pelo engenheiro agrônomo, Paulo Bózoli, teve a iniciativa de promover uma confraternização de Natal e contou com apoio da comunidade que apadrinhou as crianças, atendendo aos pedidos de todos. “Conseguimos apoio da agência do Banco do Brasil aqui do município que montou uma árvore de natal decorada com uma foto e a cartinha de cada criança. Graças à generosidade de todos os envolvidos, nossos alunos receberam presentes que desejavam há muito tempo”, explica.
Bózoli apresentou a proposta como trabalho de conclusão de curso quando participou do projeto Líder MS II em 2014, promovido pelo Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS. Com apoio do Sindicato Rural de Jardim e do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural o espaço que objetiva oferecer atendimento terapêutico com cavalos atendeu a uma demanda de famílias que não tinham condições de pagar pelo tratamento. “Além da oportunidade de celebrarmos a melhoria dos praticantes junto com as famílias temos objetivo de divulgar o trabalho realizado no Passo a Passo, para que mais pessoas possam contribuir e saibam como funciona”, argumenta o diretor do projeto.
Depoimentos das famílias – A dona de casa, Rita Ferreira Maciel, mãe do João Pedro revelou que o encontro foi um momento de muita felicidade para ela. “Hoje é meu aniversário, mas, ver meu filho se desenvolvendo aqui no centro e recebendo um presente de natal é gratificante”, comemora.
O garoto de nove anos tem paralisia cerebral e frequenta as aulas desde o início. “Eu luto para que meu filho se desenvolva e tenha qualidade de vida, ele não fica dentro de casa parado. Nas primeiras aulas tinha medo do cavalo, mas agora, aguarda ansioso pelo dia da semana que vem até aqui. O que mais me alegra é acompanhar a evolução do tratamento, pois, hoje o João Pedro tem uma postura melhor e deseja acompanhar as brincadeiras com os colegas”, detalha a mãe.
Para Ana Maria de Souza, o filho João Marcelo de Souza da Motta, 30 anos, apresentou mudanças físicas e psicológicas depois de praticar a equoterapia. “Ele nasceu com paralisia cerebral, demorou a andar e não fala. No entanto, sempre frequentou a escola Pestalozzi e logo que começou a participar do Passo a Passo já mostrou melhoras. Ele fica mais calmo, dorme melhor e nunca faltou uma aula”, declara orgulhosa. O jovem recebeu uma homenagem da equipe pela frequência no projeto ao longo do ano.
Avaliação dos parceiros – O presidente do Sindicato Rural de Jardim, José Eduardo Meireles Grubert comenta que acompanhou o projeto desde o início e afirma que a diretoria da entidade foi unânime em viabilizar o centro. “Todos apoiaram desde o começo e para conseguirmos recursos promovemos anualmente um leilão beneficente no mês de março, com intuito de arrecadar doações. O trabalho dos profissionais é reconhecido, tanto que pessoas de outras cidades vem até Jardim para participar e já estamos com fila de espera”, anuncia.
Grubert ressalta que o Passo a Passo é uma semente que foi plantada junto à sociedade para que se aproximem e reconheçam o trabalho social desenvolvido pelos produtores rurais. “O projeto realizado aqui no sindicato é transformador para muitas famílias que acompanham a dedicação dos colaboradores e parceiros. Recebemos doações de várias pessoas com propriedades rurais da região e estamos procurando apoio de empresas e instituições para aumentar o atendimento”, pontua.
O gerente geral do Banco do Brasil em Jardim, Leandres Ragone Medeiros, expressou a satisfação de contribuir com a festa dos praticantes do Passo a Passo. “Para os funcionários e clientes de nossa agência foi motivo de alegria participar de todas as etapas do evento. Montamos uma árvore de natal temática no banco e divulgamos aos frequentadores, a importância deste projeto. O resultado pode ser comprovado na felicidade das crianças que estão recebendo seus presentes hoje”, reforça.
Expectativa para 2016 – As aulas no centro de equoterapia serão retomadas em 18 de janeiro e Bózoli avalia que o resultado de 2015 foi positivo para a equipe. “Terminamos as atividades deste ano com frequência máxima e além disso, contabilizamos 729 atendimentos na comunidade. Ainda não temos condições de criar novas turmas, mas estamos buscando parcerias que nos ajudem nesse sentido. No segundo semestre nossos técnicos participarão de mais um aperfeiçoamento no Ande Brasil, em Brasília, a fim de aprimorarmos ainda mais os conhecimentos dessa terapia tão eficaz na vida dos pacientes”, finaliza.