Famasul participa de sobrevoo promovido pela ANA para diagnosticar bacia do Paraguai
Famasul participa de sobrevoo promovido pela ANA para diagnosticar bacia do Paraguai
Coletar informações para elaboração de um plano de recursos hídricos da região da Bacia do Paraguai. Este é o objetivo do sobrevoo promovido pela ANA – Agência Nacional das Águas, que acontecerá no dia 19 de dezembro, partindo de Campo Grande, percorrendo mais de 5,5 mil quilômetros entre Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. A Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS compõe o Grupo de Acompanhamento que irá elaborar o PRH – Plano de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica do Paraguai, e será representada pela consultora técnica, Daniele Coelho, que participará deste trabalho.
Os participantes realizarão o sobrevoo analisando pontos estratégicos para melhor gestão da hidrovia. A iniciativa será acompanhada pelo Governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja e do secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck. “A expectativa é trazer para o grupo um diagnóstico da situação real de uso e ocupação do solo para que se consiga fazer a melhor gestão da bacia, associando preservação à produção, algo que já acontece na região há mais de 270 anos”, salienta Daniele.
A iniciativa quer traçar metas para o planejamento sustentável da bacia que alimenta o Pantanal. O grupo é composto por mais de 29 entidades do poder público: das esferas Federal, Estadual e Municipal; dos usuários: referente aos setores de abastecimento/saneamento, irrigação/agropecuária (do qual a Famasul faz parte), pesca/turismo e lazer, indústria, hidroeletricidade e hidroviário; da sociedade civil: organizações não governamentais, organizações técnicas de ensino e pesquisa e organizações indígenas.
O PRH visa fundamentar e orientar a implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos. Os planos de recursos hídricos estão entre os instrumentos de gestão da Lei nº 9.433/97, também conhecida como Lei das Águas.
Bacia do Paraguai – De acordo com as informações da ANA, a rio Paraguai tem uma extensão superior a 1 milhão de quilômetros, sendo 33% no Brasil e o restante na Argentina, Bolívia e Paraguai. Na região, vivem aproximadamente 2,2 milhões de pessoas, sendo que deste total 87% vivem na região urbana.