Presidente do Sistema Famasul destaca união do setor em Laguna Carapã
Presidente do Sistema Famasul destaca união do setor em Laguna Carapã
A parceria do Sindicato Rural de Laguna Carapã com a prefeitura do município, com o objetivo de recuperar as estradas locais afetadas pelas intensas chuvas das últimas semanas, foi destacada pelo presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, durante a cerimônia de posse do Sindicato Rural, na última sexta-feira (11). No próximo triênio (2015/18), a instituição será comandada por João Firmino, no lugar de Luiseu Bortoloci.
Para Saito, a atuação do Sindicato Rural reflete os efeitos da união do setor produtivo. “De forma ativa, o sindicato rural procurou o prefeito, Itamar Bilibio, na tentativa de solucionar o problema da região tão atingida pelo El Niño, este ano, inclusive, chamado pelos especialistas de Super El Niño“, ressalta Saito. O fenômeno tem provocado chuvas excessivas nas últimas semanas, ocasionando estragos, principalmente na região Sul.
O presidente salientou, ainda, a relevância do município na produção do estado. “Dados do Siga – Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio de MS, ferramenta de aprimoramento da Aprosoja, mostram que o município ocupa a 7ª posição em produção de soja no Estado, na safra 2014/2015, com uma área plantada de 95,4 mil hectares e colheita de, aproximadamente, 287,2 mil toneladas”, afirmou.
Outro destaque de Laguna Carapã é a realização anual da Festa do Pé de Soja Solteiro, onde acontece o concurso que premia os produtores por sua produtividade. Na última edição, o ganhador do primeiro lugar apresentou um pé com 21.425 vagens.
Mauricio Saito comentou, também, as capacitações desenvolvidas pelo Senar/MS – Serviço de Aprendizagem Rural, uma das instituições que compõe o Sistema Famasul, em Laguna Carapã. Focado no desenvolvimento local, a entidade capacitou ao longo deste ano aproximadamente 250 trabalhadores rurais. O programa de assistência técnica e gerencial do Senar/MS – Mais Leite qualificou este ano 24 produtores de leite. Além disso, o município também participou do Proteção de Proteção Nascentes.
Além dos representantes rurais e políticos, participaram também do evento em Laguna Carapã, o diretor da Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja de MS, representando o Sindicato Rural de Dourados, Cesar Roberto Dierings; o presidente da Câmara dos Vereadores, Valmor Flores; o reitor da UEMS – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Fábio Edir dos Santos Costa e o Delegado da Receita Federal de Dourados, Elvis Caiçara.
Foto: Simone / Laguna News