Sistema Famasul e Hospital de Câncer de Campo Grande alinham ações preventivas contra o câncer
Sistema Famasul e Hospital de Câncer de Campo Grande alinham ações preventivas contra o câncer
O câncer é uma das doenças que mais atinge a população brasileira. Para se ter uma ideia de como o tema é preocupante, a estimativa do Inca – Instituto Nacional de Câncer é que 580 mil casos sejam diagnosticados ao longo deste ano. Para ampliar a divulgação sobre as medidas de prevenção necessárias para mudar essa realidade, tanto no campo como na cidade, a diretoria do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, e do Hospital de Câncer de Campo Grande – Alfredo Abrão reuniram-se nesta quinta-feira (12), na sede da Federação.
Para o presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito, o trabalho realizado de forma conjunta entre as instituições não é recente. Em 2014, por exemplo, foi iniciada a campanha Leilão pela Vida, parceria das duas entidades, onde o objetivo era aumentar o aporte financeiro para atendimento da população, através do montante obtido nos certames beneficentes. “Na ação, os produtores doaram animais que foram leiloados, ao mesmo tempo que a divulgação sobre o trabalho do Hospital foi ampliada no interior de Mato Grosso do Sul”, afirma o dirigente.
Segundo Saito, as ações preventivas precisam ser lembradas o ano inteiro para que a doença seja combatida de forma eficiente. “O trabalho realizado pelo Hospital de Câncer Alfredo Abrão merece total reconhecimento por todas as entidades representativas do Estado, porque proporciona o que há de mais importante para o ser humano: o acesso à saúde. Continuaremos atuando juntos para expandir a divulgação do trabalho feito por essa instituição, que depende de doações para manter e ampliar o atendimento a quem precisa”.
Durante a reunião realizada na Famasul, o diretor presidente do Hospital, Carlos Coimbra, destacou a importância das doações para a instituição. “Em 2013, realizamos 109 mil procedimentos; em 2014, 134 mil atendimentos. Para este ano, a projeção é que sejam realizados mais de 160 mil procedimentos, o que significa um crescimento de 20% ao ano”, destacou Coimbra, salientando que 30% dos recursos do Hospital são provenientes de ações solidárias e de doações. “Ainda assim o nosso déficit mensal é de aproximadamente R$ 250 mil”.
Participaram também da reunião na sede da Famasul o diretor administrativo e financeiro do Hospital, Cláudio Machado; a diretora secretária da Famasul, Terezinha Cândido; o diretor executivo da Federação, Lucas Galvan e o superintendente do Senar/MS – Serviço de Aprendizagem Rural, Rogério Beretta. Entre as ações destacadas no encontro desta quinta-feira ficou acertada a participação do Sistema Famasul no evento ‘Natal do Bem’, que acontecerá, no dia 18 de dezembro, às 21h, no Diamond Hall, com o show do cantor Michel Teló. A renda obtida com a venda de ingressos será 100% revertida para o Hospital.
Destaque também para a reunião que será realizada nesta sexta-feira (13), na sede do Sistema Famasul, com os funcionários da instituição, referente ao Novembro Azul, para a conscientização em relação à prevenção do câncer de próstata. “Em outubro, a instituição realizou a reunião do Outubro Rosa, um dia de ação para a prevenção do câncer de mama, nada mais justo que ter também um dia voltado para que os homens conheçam os riscos da doença, se não houver o diagnóstico precoce”, reforçou Saito.