Diretora da Famasul participa de painel sobre empreendedorismo feminino, em Coxim
Diretora da Famasul participa de painel sobre empreendedorismo feminino, em Coxim
Uma pesquisa divulgada pela ABMR – Associação Brasileira Marketing Rural e Agronegócio em 2014, apontou que o número de mulheres com voz ativa no comando das propriedades rurais brasileiras chega a 10%. Segundo a OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras em publicação divulgada em 2012, 52% dos cooperados brasileiros são mulheres.
O cenário do empreendedorismo feminino no Estado será pauta de um painel realizado no município de Coxim, nesta quarta-feira (16), durante o evento Rota do Desenvolvimento, idealizado pelo Sebrae/MS – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. O Sistema Famasul – Federação de Agricultura e Pecuária de MS é um dos parceiros e será representado pela diretora secretária, Terezinha Candido, que junto com mais três empreendedoras da região norte apresentarão suas experiências pessoais.
A médica veterinária atua no setor produtivo há quase duas décadas como instrutora do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em cursos de formação profissional, voltados à bovinocultura de corte, é produtora rural, presidente do Sindicato Rural de Coxim e membro da diretora da Famasul, eleita em junho deste ano. Em sua avaliação, o espaço destinado às mulheres no setor rural cresceu nos últimos anos, mas ainda necessita ser fortalecido. “É um grande desafio conquistar espaço em atividades que tradicionalmente foram ocupadas por homens, mas queremos mostrar com nossa experiência que as mulheres possuem força de vontade e determinação para trabalharem e se estabelecerem como líderes e empresárias”, ressaltou.
De acordo com a diretora técnica do Sebrae/MS e moderadora do painel, Maristela França, uma pesquisa regional feita pela instituição revelou que o número de empreendedoras em Mato Grosso do Sul vem se destacando no cenário nacional. “Mais de 50% do mercado é liderado por mulheres e na pesquisa realizada aqui no Estado o resultado foi de 52% de mulheres entrando no mundo dos negócios”, afirma a diretora. “Temos mulheres com mais de 40 anos se tornando empresárias que já foram profissionais e fizeram carreira retornando às universidades, sempre à procura de formação. As empreendedoras são organizadas e investem um tempo maior no planejamento estratégico de sua empresa a fim de que o negócio dê certo”, concluiu.
Serviço – O Painel Mulher de Negócios: Empreendedorismo Feminino em Pauta acontece durante a Rota do Desenvolvimento no dia 16 de setembro, na sede do Sebrae em Coxim, entre 19 e 21 horas. O endereço é Avenida Salgado Filho, 105, Centro. Inscrições para participar da Rota do Desenvolvimento são gratuitas e podem ser realizadas pelo site www.rotadodesenvolvimentoms.com.br.
Com informações da Assessoria de Imprensa Sebrae/MS