Mauricio Saito participa do lançamento da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa
Mauricio Saito participa do lançamento da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa
O presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, participou na manhã dessa quarta-feira (09), em Campo Grande, do lançamento da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa. Há mais de uma década, Mato Grosso do Sul não tem registro da doença. A meta é imunizar 21 milhões de bovinos e bubalinos no estado.
“O resultado do agro é reflexo do bom trabalho desenvolvido pelos elos envolvidos nessa cadeia no estado. Tenho orgulho de dizer que a gestão do produtor rural, o sistema de vigilância e a contribuição da comunidade científica são indicadores que garantem que Mato Grosso do Sul seja referência em produção, sanidade e sustentabilidade de carne e que 150 países demandam essa proteína do nosso estado”, explica Mauricio Saito.
“A Famasul, com o apoio dos sindicatos rurais, faz a difusão da informação junto aos produtores. Faremos todo o esforço possível para atender esse novo momento da pecuária sul-mato-grossense, que exigirá manter a competência de todos nessa cadeia”, afirmou o secretário da Semagro, Jaime Verruck, que no evento representou o Governador de MS, Reinaldo Azambuja.
O diretor presidente da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal – Iagro, Luciano Chiochetta, falou do momento para o agro no estado. “Maio é um mês importante. Além da campanha de vacinação, o país receberá oficialmente o status livre de febre aftosa com vacinação. Um reconhecimento internacional que tem relevante participação do estado. Por isso, é essencial continuar avançando na defesa da agropecuária sul-mato-grossense”
Para o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de MS – CRMV/MS, João Vieira de Almeida Neto, a dedicação profissional foi determinante para os resultados alcançados. “Somos sentinelas no combate desse vírus que tem fácil disseminação e, por isso, a importância da seriedade dos profissionais que atuam com as vistorias. Toda carne comercializada é inspecionada e a vacinação é o primeiro passo da produção sustentável”.
O presidente da Associação dos Criadores de MS – Acrissul, Jonathan Barbosa, comentou: “após muito trabalho e vigilância chegamos ao status que temos hoje. Os produtores, por intermédio de entidades como a Famasul, protagonizam a conquista desse sonho”, ressaltou
O superintendente federal da agricultura, Celso Martins, pontuou: “Talvez esse seja o início da nossa despedida de campanhas de vacinação, já que estamos caminhando para a conquista do status sem vacinação. Isso é novo e exige um compromisso ainda maior”.
Também prestigiaram o evento o presidente do Sindicato Rural de Campo Grande, Ruy Fachini; Thais Basso, pesquisadora da Embrapa Gado de Corte; e o superintendente da Semagro, Rogério Beretta. Na ocasião foi assinado um termo de cooperaçãoentre as entidades.
A vacinação contra a Febre Aftosa – Etapa Maio começou no dia 1° e segue até 31 de maio para os proprietários das regiões do Planalto e Fronteira, já os produtores do Pantanal podem imunizar o rebanho até 15 de junho. O desafio é tornar o país livre da doença sem vacinação até 2023.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Ellen Albuquerque
Foto: João Carlos Castro