Cozinha pantaneira é destaque da Semana Nacional da Gastronomia e Turismo
Cozinha pantaneira é destaque da Semana Nacional da Gastronomia e Turismo
A famosa e apreciada comida pantaneira, servida tradicionalmente nas comitivas do interior de MS, será degustada pelos participantes da Semana Nacional de Gastronomia e Turismo que acontecerá entre os dias 29 de junho a 02 de julho, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande.
A cozinha pantaneira será levada ao evento pelo Senar/MS – Serviço de Aprendizagem Rural, com o objetivo de mostrar como é a alimentação e as tradições envolvidas nas comitivas. O evento é promovido pelo Senac/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Fecomércio MS – Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e Sebrae MS – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.
Quem é o responsável por elaborar os pratos que serão servidos no evento é o peão-pantaneiro e chefe de cozinha, Hélio Martins Lopes, mais conhecido como Helinho, que trabalha com a comida pantaneira há dezessete anos e já tem os seus pratos conhecidos inclusive internacionalmente. “Trabalhei em comitivas por doze anos, nos municípios de Aquidauana e Miranda”.
Lopes afirma que os principais componentes da alimentação oferecida aos trabalhadores rurais durante o transporte dos animais são o alho, a carne seca, o arroz, o macarrão e a farinha. “A tradição na hora da alimentação deve ser respeitada. De forma silenciosa, o peão serve a comida dentro do rancho, não entra sem chapéu e ao pegar o prato e a colher, abre a panela e segura a tampa com a mesma mão onde está o prato. Jamais deixa a panela destampada”, ressalta.
O ‘macarrão relaxado’ é um dos pratos que Helinho faz questão de ensinar para quem quer fazer em casa uma das delícias da comida pantaneira. Apesar do nome, a receita simples é garantia de uma boa comida caseira, de muito sabor. “O cozinheiro frita a carne, como se fosse fazer o carreteiro, coloca alho e o macarrão tipo espaguete quebrado em quatro partes, coloca água e deixa cozinhar por dez minutos .É rápido e delicioso”.
Um cardápio tradicional foi elaborado por Helinho especialmente para a Semana Nacional de Gastronomia e Turismo. Na segunda-feira (29), será servido o famoso arroz carreteiro e macarrão com carne seca. No dia 30, além do arroz carreteiro, os participantes poderão degustar o guisado de mandioca. No dia 1º, será servido macarrão com linguiça e paçoca e, no último dia, o chefe elaborará o arroz com linguiça e paçoca.
Delícias regionais – Além da cozinha pantaneira, o Senar/MS levará à Semana Nacional de Gastronomia e Turismo algumas delícias regionais produzidas por alunos e produtores rurais que participam de projetos e cursos da instituição. Os participantes do evento poderão conhecer brigadeiro de baru, de pequi e de bocaiuva, geleia de hibisco, farinha de jatobá.
A feira terá espaço para degustação e comercialização de produtos como queijos, pão de jatobá e abóbora madura, derivados de mel, além da venda de produtos in natura como berinjela, mandioca, maxixe e caxi, cultivados por produtores familiares do Estado. Os produtos listados serão fornecidos pelos produtores rurais familiares atendidos com assistência técnica e extensão rural do Senar/MS, boa parte integrantes do ‘Hortifruti Legal’, um projeto de produção assistida que leva soluções para problemas identificados tanto na produção, como na comercialização e industrialização dos produtos.
De acordo com o superintendente do Senar/MS, Rogério Beretta, o evento será uma oportunidade de fortalecer tanto o trabalho dos produtores rurais de Mato Grosso do Sul como produtos da culinária ainda desconhecidos pela população. “A feira é um espaço para demonstrar a capacidade empreendedora do pequeno produtor”, argumenta Beretta.
A Semana Nacional de Gastronomia e Turismo acontece no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, na Capital, entre os dias 29 de junho e 02 de julho. Durante os quatro dias de evento, serão oferecidos ao público palestras, rodadas de negócios, consultorias, mostra de agricultores, cozinha show, além do Enchefs e a entrega do Prêmio Dólmã, o prêmio máximo da gastronomia brasileira. A entrada é gratuita e aberta ao público. Para participar é preciso fazer o credenciamento no sitewww.ms.senac.br/sngt ou no local do evento. No site também é possível consultar a programação completa da Semana.
Foto do Pantanal – Paulo JS