Programa NCR transforma produtores familiares em empresários rurais
Programa NCR transforma produtores familiares em empresários rurais
“Quando o agricultor familiar compreende a importância do planejamento na sua propriedade, ele sai da condição de empregado e se torna ‘patrão’ do próprio negócio”. A afirmação foi feita pelo presidente da Fetagri – Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de MS, Valdinir Nobre de Oliveira, durante o curso de atualização para instrutores que atendem no programa NCR – Negócio Certo Rural. A atualização aconteceu Grand Park Hotel, nesta segunda e terça-feira (22 e 23.06).
O programa NCR é desenvolvido em parceria com o Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa e tem o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão de propriedades rurais, por meio de capacitações e com foco no empreendedorismo. Em 2014 foram oferecidas 51 turmas em 22 municípios de Mato Grosso do Sul, alcançando 711 participantes, provenientes de 755 propriedades rurais. De janeiro a maio deste ano 19 turmas já foram concluídas e 18 estão em andamento.
Para o superintendente do Senar/MS – Serviço nacional de Aprendizagem Rural, Rogério Beretta, o programa atua na criação da identidade do produtor rural e supre uma deficiência comum verificada nas atividades do homem do campo. “Quero chamar atenção de vocês, instrutores, para diferenciar que nem todo dono de terra pode ser considerado produtor rural. Temos que identificar aqueles que possuem perfil e interesse para aprender e investir no próprio negócio”, considerou.
A gestora nacional do NCR, Thais Carrazza, esteve presente na atualização e explicou que o treinamento realizado em Mato Grosso do Sul se estenderá para outras regionais do Senar. “O programa passou por uma reformulação em 2013 e um piloto foi aplicado ano passado no Mato Grosso, comprovando a viabilidade das mudanças realizadas na metodologia. A atualização atenderá ainda, 10 regionais do Senar, nos próximos meses”, declarou.
Experiência X Aprendizado – A instrutora do Senar/MS, Simone Cogorno, possui formação em Administração de Empresas e desde 2011 ministra capacitação na região sul do Estado. Ela pontuou que o NCR ajuda na criação de um comportamento de empreendedorismo entre os participantes. “Observamos que a maior parte dos produtores tem o domínio da técnica no trabalho, porém, precisam ser estimulados a se reconhecerem como empresários, donos do próprio negócio”, argumentou.
Simone cita um exemplo de mudança no comportamento de uma família que participou do programa em 2012. “Em uma das capacitações que participei, um casal me chamou a atenção pela determinação. Eles se dedicavam a atividade de pecuária leiteira, mas precisavam trabalhar como empregados para complementar a renda. A esposa trabalha como faxineira e ao final do curso apresentou um projeto para plantio de abóbora Cabotiá e está economizando para realizar os investimentos necessários”, acrescentou.
Outro instrutor do Senar/MS que coleciona histórias de transformação positivas é Eurípedes Alves Júnior, técnico em agropecuária e um dos pioneiros nas capacitações da instituição. “Iniciei minhas atividades em 1999, no entanto, desde 2012 venho capacitando turmas de NCR e confesso que é muito gratificante verificar a mudança destes produtores. As reações são as mais diferentes, muitos começam desanimados e terminam determinados e com muita vontade de recuperar o tempo perdido”, reconheceu o profissional.
Júnior salienta dois casos que estarão sempre na sua memória. “Em certa ocasião, um casal participou do curso e a esposa foi mais resistente na integração. Após dois anos voltei à cidade e ela me procurou para agradecer e revelar que as orientações feitas levaram a melhoria da propriedade e da renda familiar”. Já no segundo, caso, um produtor de leite com 79 anos de idade confidenciou que antes do programa não se preocupava muito com a higiene na hora da ordenha. “Ele me falou que com uma frase mostrei que tenho de me preocupar com as pessoas que irão consumir o leite e por isso mudou suas práticas”, contou.
A parceria entre o Senar e o Sebrae possibilitou a renovação do programa por mais quatro anos e o novo ciclo inicia com a metodologia reformulada e atualização dos facilitadores. O NCR também é oferecido na modalidade à distância e pretende oferecer 2.955 turmas com 59 mil participantes, provenientes de 44.325 propriedades atendidas por meio de consultoria.