Abertura da Expogrande 2015 é marcada pela homenagem ao pioneiro Abílio Leite de Barros
Abertura da Expogrande 2015 é marcada pela homenagem ao pioneiro Abílio Leite de Barros
Na abertura oficial da Expogrande 2015 – Exposição Internacional da Agropecuária de Campo Grande, na noite desta quinta-feira (24), no Parque de Exposições Laucídio Coelho, na Capital, o destaque ficou por conta da homenagem feita ao produtor rural, Abílio Leite de Barros.
A Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS participou da assinatura que autoriza a produção do, já tradicional, selo comemorativo dos Correios, onde será estampada a imagem do pecuarista que circulará até o dia 03 de maio, data de encerramento da feira, promovida pela Acrissul – Associação dos Criadores de MS.
O pecuarista, advogado e escritor, Abílio Leite de Barros, aos 86 anos, também é conselheiro do Sindicato Rural de Campo Grande. Irmão de Manoel de Barros, nascido em Corumbá em 1929, onde viveu até os 10 anos de idade na Fazenda Rancharia, de propriedade da família.
Para o presidente da Famasul , Nilton Pickler, o reconhecimento aos pioneiros do setor é fundamental porque serve de exemplo a gerações futuras. “Me sinto lisonjeado em fazer parte deste presente dado ao Sr. Abílio, mas principalmente à população que terá a oportunidade de conhecer este homem que é um dos responsáveis pelo sucesso de produção e avanço rural no Estado. Muito do que aprendemos, devemos a ele que ainda tem muito a nos ensinar”.
Assinaram o documento também, o governador do Estado, Reinaldo Azambuja, o diretor regional dos Correios, João Edílson Oliveira Rocha, o presidente da Acrissul, Chico Maia e presidente do Sindicato Rural de Campo Grande, Oscar Augusto Vianna Stuhrk. Participaram da abertura ainda, o Superintendente do Senar/MS, Rogério Beretta, o diretor da Famasul, Ruy Fachini, o presidente da Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja de MS, Mauricio Saito e o diretor da Fundação MS, Luiz Alberto Moraes Novaes.
Expogrande 2015 – Nos dias 28 e 29 de abril, a Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, em parceria com a Girolando – Associação Brasileira dos Criadores de Girolando e com a Agraer – Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural, realizará na Expogrande o roteiro tecnológico ‘Leite em Foco’.
Serão cinco mini palestras sobre temas referentes a produção de leite no Estado, ministradas por especialistas do Senar/MS – Serviço de Aprendizagem Rural, da Agraer, da Real H, do GPL – Grupo de Produtores de Leite e da Girolando.
Para o consultor técnico da Famasul, Rodney Guadagnin, o formato apresentado no roteiro permitirá um maior entendimento do assunto abordado e ampliará a participação dos produtores que passarem pelo ‘Leite em Foco’. “As cinco mini palestras serão realizadas simultaneamente para os cinco grupos de produtores que passarão no roteiro tecnológico na Expogrande. A duração da apresentação será de 20 minutos e após isso será aberto um espaço para perguntas e para movimentação”.
As palestras abordarão temas como as características da vaca leiteira, a higiene na ordenha, seja ela manual ou mecânica, as opções de manejo de pastagens, casqueamento, entre outros.
Outra ação da Famasul na Expogrande 2015 é a participação no 2º Fórum da Nova Pecuária do Mato Grosso do Sul, que nesta edição abordará o tema ‘Pesquisa, inovação e casos de sucesso’. No dia 28 de abril, a partir das 10h, o consultor da Famasul, Rodney Guadagnin, participará da mesa redonda ‘Demandas da produção de Leite’. No mesmo dia, o diretor da Famasul, Ruy Fachini, participará de um debate sobre as demandas na pecuária de corte.