Jovens de MS apresentam projetos em programa nacional de liderança rural
Jovens de MS apresentam projetos em programa nacional de liderança rural
Estímulo ao engajamento nas atividades sindicais, associativismo, selo de qualidade para a produção, ferramenta de apoio para diminuir a insegurança jurídica. Esses serão alguns dos temas apresentados pelos seis participantes sul-mato-grossenses como projeto de conclusão do CNA Jovem, programa desenvolvido pela CNA – Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil e pelo Senar – Serviço de Aprendizagem Rural, que tem como objetivo a preparação de jovens para o exercício da liderança rural.
A apresentação de conclusão do programa será realizada neste final de semana, em Brasília, mas os participantes fizeram uma prévia à diretoria e gestores do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS. O presidente da Famasul, Nilton Pickler, concluiu que houve alto aproveitamento do programa. “Eles já são protagonistas das mudanças no agronegócio sul-mato-grossense. E como lideranças, agora bem qualificados, poderão fazer muito mais pelo setor”.
Na reta final da capacitação, o advogado, Pedro Puttini Mendes, avalia o CNA Jovem como um divisor de águas em sua vida. “Vou utilizar o que aprendi no CNA Jovem em qualquer atitude minha , seja profissional, institucional ou pessoal. Um bom líder é aquele que bem representa o seu setor ou segmento, é aquele produz modificação no setor”, destaca. Puttini tem 28 anos, é natural de Aquidauana, e presidente da Comissão de Assuntos Agrários da OAB/MS.
Para o veterinário e o pequeno produtor de leite de Campo Grande, Hebert Luis de Almeida, de 29 anos, o CNA Jovem mostrou o cenário nacional do agronegócio e isso permitiu uma ampliação dos seus conhecimentos antes restritos a realidade de Mato Grosso do Sul. ” Conseguimos compreender de maneira ampla as principais dificuldades que o nosso setor enfrenta. Foi enriquecedor”, destacou Almeida, que é também proprietário de uma pequena empresa de nutrição animal.
CNA Jovem – Lançado em novembro de 2014, em Brasília/DF, o programa reúne 133 integrantes de vários estados brasileiros, classificados a partir do propósito de capacitar jovens lideranças para o setor. Ao final da capacitação, cinco participantes que mais se destacaram no programa serão indicados como Líderes Jovens da CNA e farão uma visita técnica à China.
Com duração de 300 horas/aula, o programa tem como objetivo preparar lideranças no meio rural de todo o País. Os jovens foram indicados pelas federações estaduais e participaram de uma rigorosa classificação que constou de 540 pessoas na primeira fase e 270 na segunda fase. Em Mato Grosso do Sul, foram indicados 21 participantes, seguindo o critério de atuação no meio ou em prol do agronegócio.