Agrinho MS ganha pegada digital com conteúdo inovador, interativo e gameficado
Agrinho MS ganha pegada digital com conteúdo inovador, interativo e gameficado
O maior programa de responsabilidade social do Senar Mato Grosso do Sul, o Agrinho está em plena transformação em 2021, passando a ter uma pegada digital. Na era em que tecnologia é imprescindível no compartilhamento de informações, o site da iniciativa foi reestruturado para se tornar uma plataforma interativa, com acesso a vídeos e jogos educativos, atendendo à atual demanda por inovação.
Com as mudanças na rotina escolar decorrentes da pandemia, o programa, desenvolvido concomitantemente com a programação dos estabelecimentos de ensino, foi temporariamente suspenso.
Este ano adaptamos o conteúdo a um formato mais interativo, tecnificado e moderno, para atender às demandas do novo momento, preservando a essência do Agrinho, que é a educação como principal base das transformações das crianças e da sociedade, explica o presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni.
Na nova plataforma, os visitantes poderão conhecer o caminho do agro do plantio à mesa, a partir de material audiovisual, assim como vídeos de apicultura, controle de pragas, bovinocultura de leite e de corte, além da história dos alimentos e ecossistemas do estado.
Neste formato, não somente os alunos das escolas públicas e privadas poderão participar. A experiência está aberta a todas as pessoas, de todas as idades, que queiram jogar, se divertir, ver os vídeos animados e conhecer mais sobre o agro e as principais cadeias produtivas de MS, reforça.
Como atrativo do público infantil, a gameficação ganha destaque no Agrinho em 2021. Os jogos foram criados a partir das boas práticas de 14 cadeias produtivas, um engajamento assertivo para conectar o ambiente urbano e o rural.
Outro foco do Agrinho é promover transformações da realidade local e da população em geral. Na prática, os alunos do 1º ao 9º ano, aprendem temas transversais a partir do conceito da ética e da sustentabilidade, dentro das disciplinas previstas na grade escolar.
A proposta é que os professores tenham ainda mais possibilidades para abordar na sala de aula. Curiosidades, inovações, ciência, matemática, experiências práticas com plantio, por exemplo, entre outras tantas atividades que aproximam e fortalecem a relação da escola, família, alunos e o campo, complementa a gerente educacional do Senar/MS, Luciana Baumhardt.
Sobre o Agrinho MS
No estado, o programa foi lançado em 2014, sendo desenvolvido no ensino fundamental das escolas públicas e privadas, em parceria com as secretarias municipais e estaduais de educação, com proposta pedagógica baseada na interdisciplinaridade e na pedagogia da pesquisa.
Conheça a nova plataforma em Agrinho MS.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Ellen Albuquerque