Atualização de conhecimentos e integração social motivam instrutores durante Encontro
Atualização de conhecimentos e integração social motivam instrutores durante Encontro
Entender o tamanho da nossa responsabilidade como instrutores e representantes do Senar/MS – Serviço de Aprendizagem Rural junto ao público. Este foi o principal proveito obtido pelo educador da instituição, Fabrizio Machado, após a conclusão do Encontro Anual, realizado entre os dias 23 e 25 de fevereiro, no Hotel Âncora, em Campo Grande.
Com a participação de 173 profissionais credenciados, responsáveis por ministrar aulas nos cursos de FPR – Formação Profissional Rural, PS – Promoção Social e Assistência Técnica e Extensão Rural e que atuam em todas as regiões do Estado, a realização profissional, oportunidade de integração e novos conhecimentos foram a tônica do evento.
Fabrizio Machado é médico Veterinário e instrutor nos cursos de Bovinocultura de Corte, Leite, Criação de Bezerras e ILPF – Integração Lavoura, Pecuária e Floresta. O educador definiu como realização profissional a sua atuação no programa ATER – Assistência Técnica e Extensão Rural, oferecido pelo Senar. O objetivo é levar aos produtores rurais, acompanhamento técnico e econômico para gestão das propriedades, além de novas tecnologias que propiciem economia e lucratividade.
O profissional atende duas regiões com Assistência Técnica e Extensão Rural, Camapuã com 24 produtores e Paraíso das Águas, em 12 propriedades. “Ministro cursos em qualificações de FPR e do Pronatec Agro e pude constatar a carência de acompanhamento que o ‘ex-aluno’ sentia ao final das capacitações. O trabalho do técnico do ATER é este: acompanhar o cotidiano do produtor, orientar sobre os melhores investimentos dentro da propriedade, de forma a aumentar a produtividade e o lucro”, analisou.
Com mais de 10 anos trabalhando como instrutora do Senar/MS, Bernardete Nascimento, considera a etapa de integração muito importante, para aproximar os profissionais de aprendizagem rural. “Foi uma experiência gratificante por reencontrarmos amigos de trabalho, que não temos oportunidade de encontrar no dia a dia. O conteúdo oferecido nas palestras é fundamental e será utilizado no processo de ensino”, analisou a profissional que atua no curso de Beneficiamento e Transformação Caseira de Mandioca.
O instrutor de Doma Racional, Adestramento e Casqueamento de Equinos, Reginaldo Rodrigues, revela que termina a participação levando a bagagem cheia de informações e novidades para o setor onde atua. “Trabalho há 12 anos no Senar e os encontros realizados anualmente são sempre repletos de conhecimento e novidades. A experiência é muito gratificante, pois, além do conteúdo pedagógico, encontramos muitos colegas de trabalho e conseguimos trocar ideias e informações sobre o desenvolvimento das capacitações”, argumentou.
Do mesmo modo, o instrutor, Sérgio Ostetto, salientou as informações trazidas pelos palestrantes , com temas atuais, relacionados à atuação dos instrutores. “Alguns assuntos são familiares, porém, a forma como foram abordados reavivaram nossa memória, por serem adequados a nossa realidade e público”, opinou o orquidófilo que atua no curso de Cultivo de Orquídeas.
Na avaliação do superintendente regional do Senar, Rogério Beretta, o resultado do encontro comprovou a importância de se promover a constante qualificação e valorização da equipe de trabalho. “Tivemos a oportunidade de mostrar o desempenho expressivo do Senar em nosso Estado e como as parcerias dos Sindicatos Rurais têm sido importantes, ao assumir o papel de mobilizadores, identificando demanda de cursos e públicos. No entanto, contamos com o envolvimento de todos vocês, instrutores, nossos representantes junto aos produtores e trabalhadores rurais e que melhor conhecem as necessidades e particularidades de cada região”, apontou.
Apresentação – No último dia do evento (25), os participantes assistiram a apresentação dos departamentos do Sistema Famasul – Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul e aprenderam mais da rotina e programas desenvolvidos na instituição. Representando o departamento de Economia, a gestora Adriana Mascarenhas descreveu o panorama do Agronegócio no Estado, enquanto que o diretor administrativo e financeiro, Arthur
Quintella ressaltou o papel do departamento administrativo financeiro na educação profissional.
O gestor do Departamento de Produção, Lucas Galvan forneceu detalhes sobre os projetos Soja Plus, Siga/MS, CAR e Recursos Hídricos. Na sequência, o gestor do Departamento de Projetos e Programas Especiais, Harduim Reichel apresentou mais detalhes sobre o trabalho do ATER, reforçando a importância de práticas para o Desenvolvimento Local. O coordenador da Unidade de Inovação e Conhecimento, Roberto Murillo detalhou ações dos programas da Rede e-Tec e os Centros de Excelência em fase de construção no Estado. Finalizando as apresentações, a gestora de Comunicação, Rosane Amadori demonstrou os resultados alcançados pela assessoria de imprensa com a veiculação de material informativo produzido sobre o Senar.
Homenagem – Um dos momentos mais marcantes para os instrutores aconteceu no primeiro dia de evento, quando dois dos mais antigos profissionais foram homenageados. Meiry Loureiro e Manoel Francisco são médicos veterinários e atuam na área de bovinocultura de leite, corte e inseminação artificial há mais de 20 anos. Os instrutores receberam menções honrosas pelos serviços prestados para centenas de produtores e trabalhadores rurais em Mato Grosso do Sul.