Expobel 2018: vice-presidente do Sistema Famasul destaca potencial da fronteira no setor produtivo
Expobel 2018: vice-presidente do Sistema Famasul destaca potencial da fronteira no setor produtivo
A feira agropecuária começou no dia 13 e vai até 22 de julho, no Parque de Exposição Rio Apa
O vice-presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Nilton Pickler, participou da abertura da 47ª Expobel – Exposição Agropecuária de Bela Vista, município que fica 316 km de Campo Grande, nessa sexta-feira (13).
“A Expobel tem grande significado para nós, sul-mato-grossenses. É um evento que faz parte da história do nosso estado, fortalece a nossa tradição, promove informação para nossos produtores e trabalhadores rurais, oferece oportunidades de negócio, amplia as relações comerciais e gera emprego e renda. Há 47 anos, a feira destaca Bela Vista no polo da produção agropecuária”, declarou Pickler.
O vice-presidente da Federação destacou a importância do agro para a economia local, uma vez que na última década, a cidade registrou um crescimento populacional de 6,5%, correspondendo hoje ao número de 23 mil habitantes. Ao longo deste ano, o Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural ofereceu 63 cursos e capacitou mais de 700 pessoas.
“Em parceria com o Senar/MS, o Sindicato Rural de Bela Vista promoveu todos os meses cursos de capacitação no município, vinculando informações seguras para os associados, gerando referência para as relações comerciais e atualização da legislação que rege o setor”, complementou.
A Expobel 2018 começou no dia 13 e vai até 22 de julho, no Parque de Exposição Rio Apa. A expectativa do sindicato, organizador do evento, é receber um público de cerca de 100 mil visitantes.
“A equipe do sindicato rural, o Clube de Laço e o Jockey Club de Bela Vista não medem esforços para realização da Expobel. É uma festa organizada com responsabilidade e compromisso para a população e visitantes que vierem nos prestigiar”, disse o presidente do Sindicato Rural de Bela Vista, Leandro Mello Acioly.
“É importante que todos os produtores rurais participem! Precisamos nos manter unidos na defesa da nossa causa. O sindicato rural é o meio legal de representatividade e a força do homem do campo”, reforçou Acioly.
“Hoje é mais um motivo de festa e orgulho para o nosso município a realização de mais um ano da feira agropecuária, ainda mais com Bela Vista completando 110 anos”, disse o prefeito municipal, Reinaldo Miranda Benites.
O superintendente da Agricultura Familiar da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Rogério Beretta, enfatizou o potencial produtivo da região de fronteira. “O município vem crescendo na agricultura e pecuária, mesmo com as dificuldades, principalmente logísticas, mas com a representação do sindicato rural e governo estamos buscando o desenvolvimento do setor, possibilitando melhores acessos, para maior escoamento da produção”.
Participaram da solenidade de abertura da Expobel 2018, o superintende do Senar/MS, Lucas Galvan; o presidente do Sindicato Rural de Nioaque, Cláudio Straliotto; o vice-presidente do Sindicato Rural de Bonito e diretor-tesoureiro eleito do Sistema Famasul para o triênio 2018/2021, Marcelo Bertoni; os ex-diretores do Sindicato Rural de Bela Vista, Francisco Cintra e Marcelo Loureiro; o vereador municipal, Francisco Élio; e o gerente de Desenvolvimento Agrário e Abastecimento da Agraer, Araquem Midón.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Rodrigo Corrêa