Campo Grande Expo: Sistema Famasul apresenta cenário e desafios para ovinocultura em MS
Campo Grande Expo: Sistema Famasul apresenta cenário e desafios para ovinocultura em MS
Feira de negócios é patrocinada pelo Senar/MS e tem apoio do Sistema Famasul
Mato Grosso do Sul possui 460 mil cabeças de ovinos e ocupa o 9º lugar no ranking nacional. Os números mostram o potencial do estado para a atividade e esse foi um dos temas apresentados pelo Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, na reunião técnica que compôs a programação da Campo Grande Expo. Produtores rurais, técnicos e pesquisadores da área participaram do debate realizado nessa quinta-feira (19). O tema do debate está relacionado ao programa de Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS, Pró-Ovinos, implantado recentemente no estado.
Em 2012, o produtor rural Jair Viana tinha quase 600 cabeças e não conseguia vender os animais. “Com a dificuldade da época, ofereci o produto a preço simbólico, e acabei me desligando da atividade. Hoje, volto a me interessar pela criação de ovinos, pois vejo que a cadeia está mais organizada e com apoio de programas que auxiliam o criador”, explica.
O ano citado por Viana, também foi quando nasceu a PDOA – Propriedade de Descanso de Ovinos para Abate, uma iniciativa do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS e da Asmaco – Associação Sul-mato-grossense de Criadores de Ovinos, em parceria com a Iagro, Sefaz, Semagro, SFA/MS e Câmara Setorial da Ovinocultura. A PDOA é uma ferramenta utilizada para o embarque coletivo de animais para abate no frigorífico, facilitando a negociação em grupo e a entrega.
Para o médico-veterinário e consultor técnico do Sistema Famasul, Horácio Tinoco, a reunião atualiza os envolvidos no setor quanto às ações que trazem benefícios. “O encontro estimula a ovinocultura e promove a cadeia a médio e longo prazos. Temos a oportunidade de levar informações tecnificadas e ouvir as demandas e anseios do segmento”, comenta.
A responsável técnica da Asmaco também participou do encontro. “O Sistema Famasul é um grande parceiro da Associação e nos últimos anos muita coisa foi feita pela cadeia. A atividade avançou e a participação da entidade de papel importante nesse processo”.
ATeG Pró-Ovinos
Os participantes do programa recebem a visita de técnicos que realizam um diagnóstico e acompanham a atividade por dois anos. Para receber a assistência, os ovinocultores do estado devem procurar pelo Sindicato Rural do seu município. O primeiro passo foi participar do Negócio Certo Rural – NCR, um curso que dá suporte em gestão aos produtores, que teve a duração de 48 horas distribuídos em 6 semanas entre cinco encontros presenciais e uma visita técnica de diagnóstico da propriedade.
Nessa primeira turma os municípios atendidos são: Aquidauana, Bandeirantes, Campo Grande, Corguinho, Corumbá, Figueirão, Ribas do Rio Pardo, Sidrolândia e Terenos.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Ellen Albuquerque