Praticidade e agilidade nas consultas e exames são marcas de programação de saúde do Senar/MS
Praticidade e agilidade nas consultas e exames são marcas de programação de saúde do Senar/MS
Prevenção é o foco do Programa Especial Saúde do Homem e da Mulher Rural, iniciativa do Senar Mato Grosso do Sul que cuida de perto da saúde da população do campo, levando especialistas para realizar consultas e exames gratuitos em todas as regiões do estado. Este é o tema da editoria #EducaçãonoCampo desta quarta-feira (1º).
A ação existe há cinco anos e recentemente foi ampliada. Além dos atendimentos nas áreas de urologia, dermatologia e ginecologia, a população rural pode afirmar com as consultas e exames oftalmológicos.
“Esta foi uma área bastante demandada pelos municípios e, por isso, incluímos na programação. Na consulta o paciente faz todos os exames e sai com a receita para aquisição de óculos ou mesmo para outros procedimentos e cirurgias”, explica a coordenadora do programa, Pauline Cury.
Os atendimentos começam sempre às 7 horas. Além da praticidade, a agilidade também é uma marca do programa. Durante a consulta, a partir da avaliação médica, os homens podem realizar o PSA, o toque retal e as mulheres o toque de mama e os oftalmológicos que ficam prontos na hora.
Em média são 150 atendimentos com urologia, 50 com ginecologia, 50 para dermatologia e 30 com oftalmologista.
Simultaneamente, o município que recebe o programa do Senar/MS também oferece aos pacientes a coleta de preventivo, exames de glicemia, testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite, além da aferição de pressão e o atendimento clínico geral.
Em casos de suspeita câncer, o paciente é encaminhado para o Sistema Único de Saúde, informado via secretaria municipal de saúde, que repassa para a regulação do SUS. Para pessoas com quadros leves de lesões ou inflamações, independente da área, o profissional prescreve medicamentos que são entregues gratuitamente na unidade de saúde.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Ellen Albuquerque