Skip directly to content

Cerimônia de posse da nova diretoria da Aprosoja/MS é prestigiada por lideranças rurais e políticas de MS

Cerimônia de posse da nova diretoria da Aprosoja/MS é prestigiada por lideranças rurais e políticas de MS

25/02/2018 - 00:00

A Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja de MS realizou, nesse sábado (24), a cerimônia de posse da nova diretoria, na sede do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS. O produtor rural, Juliano Schmaedecke, presidirá a instituição no biênio 2018/20. O evento foi prestigiado por lideranças rurais e políticas do estado e contou com a participação de mais de 250 pessoas.

“Nosso Estado tem vocação produtora. E se tem uma coisa que o chão sul-mato-grossense sabe produzir é soja. Não é à toa que este é o produto que mais se cultiva por aqui. Em 2018 temos a previsão de um novo recorde: serão mais de 8,7 milhões de toneladas colhidas em Mato Grosso do Sul. Um grão, uma oleaginosa, uma cultura geradora de renda, empregos e sustenta tantas família pelo nosso estado”, afirmou o presidente empossado, Juliano Schmaedecke.

Schmaedecke destacou a relevância da instituição para o desenvolvimento do setor. “Há 10 anos, representamos os interesses dos produtores de grãos de Mato Grosso do Sul”.

O presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito, reforçou que o presidente é comprometido com o setor produtivo. “Juliano Schmaedecke é exemplo de dedicação e é referência. A Aprosoja/MS está em boas mãos e eu, como produtor rural, me sinto muito bem representado”.

Sobre a missão de compartilhar conhecimento, por parte das instituições representativas, Saito acrescentou: “A Famasul e Aprosoja, juntas, são entidades que somam informação, conhecimento e bom atendimento”.

Saito agradeceu a participação de importantes representantes do setor produtivo como o produtor rural, Toninho de Moraes e o ex-presidente do Sistema Famasul, Leôncio Brito: “Vocês são referências da construção institucional da Famasul, nesses 40 anos e nos 10 anos da Aprosoja. Obrigada pela contribuição contínua ao setor”.

A presidente da FPA – Frente Parlamentar Agropecuária e deputada federal, Tereza Cristina Côrrea Costa Dias, falou sobre o novo presidente e da capacidade integradora de Juliano. “Ele vai dar continuidade a esse trabalho excepcional, com esses líderes brilhantes. Mato Grosso do Sul tem muita sorte na sua classe produtora, todos são muito nos seus dirigentes, todos jovens, com conhecimento. Sabemos que a Aprosoja/MS será bem, conduzida. Os desafios são grandes, mas vamos continuar trabalhando por este setor que é a locomotiva do país”

O Governador de MS, Reinaldo Azambuja salientou como o setor produtivo é importante para o desenvolvimento local. “Nos dias de hoje, começamos a ver uma mudança comportamental onde as pessoas começam a fala bem do setor, vendo a amplitude do Agro, que tem sido o sustentáculo da economia brasileira”.

O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Junior Mochi,  falou da sustentabilidade do meio rural. “Ninguém tem preocupação maior em proteger a terra que não seja o produtor. Este reconhecimento vem, inclusive, por parte da Nasa”.

Entregando o comando da instituição, o então presidente, Christiano Bortolotto, destacou: “Se estamos fazendo um trabalho pelo bem comum, pelo coletivo, é em prol das famílias, para as nossas famílias, porque eu quero um futuro melhor para os meus filhos”, afirmou o ex-presidente.

Bortolotto desejou um mandato promissor ao novo presidente e finalizou: “Juliano (Schmaedecke), Mauricio (Saito), toda minha diretoria e todas as autoridades aqui presentes, espero realmente poder ter feito minha parte e espero muito mais, que eu possa ter contribuído para o desenvolvimento do nosso estado”.

O presidente – Natural de Não Me Toque, Rio Grande do Sul, Schmaedecke migrou com os pais para Mato Grosso do Sul em 1975. Filho de produtores rurais, começou suas atividades no agronegócio muito cedo, trabalhando nas fazendas de pecuária e agricultura da família.

Além de Schmaedecke, foram empossados outros 15 diretores e conselheiros da associação, confira os nomes:

Presidente – Juliano Schmaedecke
Vice-presidente – Andre Figueiredo Dobashi
1º Diretor Administrativo – Sérgio Luiz Marcon
2º Diretor Administrativo – César Roberto Dierings
1º Diretor Financeiro – Jorge Michelc
2º Diretora Financeira – Thaís Carbonaro Faleiros Zenatti
Diretor Regional – Roger Azevedo Introvini
Diretor Regional – Darwim Girelli
Diretor Regional – Paulo Renato Stefanello
Diretor Regional – Gabriel Corral Jacintho
Conselheiro Fiscal titular – Antônio Moraes Ribeiro Neto
Conselheiro Fiscal titular – Jaasiel Marques da Silva
Conselheiro Fiscal titular – Lucio Damalia
Conselheiro Fiscal suplente – Diogo Peixoto da Luz
Conselheiro Fiscal suplente – Dorvalino Vieira
Conselheiro Fiscal suplente – Miguel Dorneles Pereira

Representatividade rural – Estiveram presentes no evento dos Sindicatos Rurais de: Água Clara, Moacir Reis; Anastácio, Moezis José dos Santos; Aquidauana, Frederico Stella; Bela Vista, Leandro Mello Acioly; Bonito, Elza Maria Trevelin; Camapuã, Saturnino Silvério; Corumbá, Luciano Leite; Dourados, Lucio Damalia; Guia Lopes da Laguna, Jesus Cleto Tavares; Ivinhema e Novo Horizonte do Sul, Edy Elaine Tarrafel; Iguatemi, Marcio Margato Nunes; Maracaju, Christiano Binz; Nova Andradina, Hemerson Israel dos Santos; São Gabriel do Oeste, Júlio César Bortolini; e Sidrolândia, Rogério de Menezes.

Diversas lideranças institucionais e políticas de MS também compareceram: Secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel; chefe geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Guilherme Asmus; chefe-ajunta de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa, Lucimara Chiari; presidente da Fundação MS, Luciano Mendes; presidente do Novilho Precoce, Nedson Rodrigues; presidente da OCB/MS, Celso Ramos Régis; vice-presidente regional da Famasul, Jean Pierre; vice-presidente do Sindicato Rural de Bonito, Marcelo Bertoni; e o presidente do MNP (Movimento Nacional dos Produtores), Rafael Gratão.

A diretoria do Sistema Famasul também esteve presente: vice-presidente, Nilton Pickler; diretor tesoureiro do Sistema Famasul, Luis Alberto Moraes Novaes; diretora secretária, Terezinha Cândido; 2ª diretora tesoureira, Thaís Carbonaro Faleiros; e Lucas Galvan, superintendente do Senar/MS.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Ana Brito e Liana Feitosa.