“Só há transformação se houver conhecimento”, destaca Saito no 5º Seminário de Líderes da OCB/MS
“Só há transformação se houver conhecimento”, destaca Saito no 5º Seminário de Líderes da OCB/MS
Encontro visa a formação de dirigentes cooperativistas em MS
O presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul, Mauricio Saito, participou nessa sexta-feira (08) do 5º Seminário de Líderes da OCB/MS. O evento tem objetivo de capacitar conselheiros, gerentes e diretores cooperativistas, no fomento da competitividade e eficiência das instituições.
Contextualizando o importante momento demográfico registrado no Brasil, Saito destacou a importância da formação de lideranças.
“O Brasil é um dos 59 países do mundo que vive atualmente o que chamamos de ‘bônus demográfico’: que ocorre quando temos uma classe economicamente ativa mais jovem. Estudos apontam que na década de 2030 a faixa etária de pessoas mais velhas ultrapassará a dos mais novos. Logo, é preciso capacitar esses jovens para um futuro mais embasado e sustentável para o crescimento. Nada supera a educação, só há transformação se houver conhecimento.”
O presidente do Sistema Famasul também pontuou que por Mato Grosso do Sul ter “uma vocação agropecuária, a preparação de líderes deve ser uma prioridade com o propósito de evolução, não só do sistema cooperativo, mas da sociedade.”
O presidente do Sistema OCB/MS, Celso Regis, ressaltou que “metade do que é produzido no Agro é trabalho das cooperativas, sendo que mais de 5 bilhões de dólares da nossas exportações são resultado dessas empresas. Acreditamos nessa proposta diferenciada e o cooperativismo sul-mato-grossense tem feito o seu papel de casa”.
O secretário de estado da Semagro, Jaime Verruck, ressaltou o desenvolvimento das cooperativas em MS.
“O painel de investimentos da Secretaria mostra que nos dois últimos anos as cooperativas agrícolas se consagraram como os maiores investidores do estado. Além disso, o sistema cooperativista hoje é o que mais tem gerado emprego em MS”, disse.
Para a gerente-geral do Sescoop Nacional, Karla Tadeu Duarte de Oliveira, a formação de lideranças está diretamente relacionada ao desenvolvimento do cooperativismo por agregar valores econômicos e sociais.
“Este é um trabalho robusto que se traduz em resultados. Vivenciamos hoje um cenário cada vez mais volátil com mudanças profundas e de incertezas em todos os aspectos. Assim, a formação de líderes, a partir do cooperativismo, nos mostra um cenário com melhores oportunidades para todos”, afirmou.
Fonte: Assessoria de Comunicação Sistema Famasul – Rodrigo Corrêa