Sonho de pai: a história do trabalhador rural que viu o filho se tornar zootecnista
Sonho de pai: a história do trabalhador rural que viu o filho se tornar zootecnista
Em comemoração ao Dia dos Pais, o #TransformandoVidas desta sexta-feira (11), traz a história de Célio Assunção, que criou o único filho, Rafael Assunção, na propriedade rural que trabalha até hoje, em Bataguassu. A paixão pelo agro e os ensinamentos da vida no campo foram passados de pai para filho. Superando desafios, Rafael se tornou zootecnista e atua como técnico de campo do Senar/MS, atendendo a propriedade onde o pai é gerente. E neste Dia dos Pais, emoção será em dobro, com mais um integrante da família! Vem conhecer essa história!
Célio é nascido e criado no campo, em Jateí. Quando rapaz, se casou e teve um filho, Rafael. Seis meses depois, ele e a família se se despediram da cidade natal para trabalhar como peão em uma fazenda, em Bataguassu. Foi lá que Célio evoluiu como profissional se tornando gerente da propriedade onde atua até hoje.
“Criei o Rafael na roça, como eu fui criado. Desde pequeno ele ama cavalo. Por ele, nem ia para a escola, ia para a lida comigo. Mas a mãe sempre fez questão dos estudos. Tanto que hoje, ele é o nosso orgulho”, conta Célio Assunção.
Aos 15 anos, Rafael foi para a escola agrícola, em Presidente Prudente (SP). Lá, também começou a faculdade de zootecnia. Se dividindo entre os estudos e o trabalho no campo para ajudar nos custos da formação profissional, Rafael superou os desafios e conseguiu o tão sonhado diploma.
“Quando eu tinha 12 anos, um zootecnista visitou a fazenda e foi ali que virou a chave. Falei para o meu pai que queria ser zootecnista. O campo é minha vida. É o que eu respiro.”, lembra Rafael.
Dez anos depois, Rafael retornou para Mato Grosso do Sul.
“Fiquei um bom tempo trabalhando com meu pai, mas eu tinha uma formação e tinha perspectivas. Foi aí que eu decidi ser Técnico de Campo do Senar/MS. Fiz o processo seletivo e passei”, continua.
Hoje, o Rafael ajuda os produtores a alcançarem resultados satisfatórios nas propriedades rurais, entre elas, a que Célio trabalha. Como fruto de uma vida dedicada aos estudos de Rafael, agora os ensinamentos são de pai para filho. Célio recebe orientações para a reforma da pastagem, melhoramento genético dos animais, planejamento e gestão da propriedade. Para um pai orgulhoso, a prosperidade é um presente vitalício.
“Tem sido muito bom ter o Rafael ajudando. E é um orgulho pensar em tudo o que enfrentei para conseguir a formação do meu filho, é uma emoção enorme”, diz Célio.
E neste Dia dos Pais, tem emoção em dobro. Célio virou avô! Há menos de um mês, nasceu o pequeno Gabriel. Agora, Rafael pode conhecer um pouco mais do amor sentido por Célio.
“Eu quero passar para meu filho todo o legado que meu pai me passou. Queremos muito que ele goste do campo, como nós. O sonho do meu pai é ver o neto se formando em veterinária. Quem sabe, né? Mas eu espero muito, que ele seja feliz aqui, como somos”, completa Rafael.
O campo transforma vidas e o Senar/MS está à disposição da população rural para auxiliar nessa melhora de vida com Assistência Técnica e Gerencial, qualificação profissional e muito mais! Procure o Sindicato Rural do seu município e aproveite os serviços gratuitos do Sistema Famasul.
Transformando Vidas – Toda sexta-feira o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS e as suas transformações no Campo. Confira outras histórias de sucesso no canal do Youtube e no site.
Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Michelle Machado