Portas para o conhecimento: alunos 60+ têm a oportunidade de aprender o que se perdeu da infância, com ajuda do Senar/MS
Portas para o conhecimento: alunos 60+ têm a oportunidade de aprender o que se perdeu da infância, com ajuda do Senar/MS
Nunca é tarde para realizar sonhos! Com o programa Despertando, do Senar/MS, a alfabetização é possível em qualquer idade. Em Campo Grande, uma turma de seis alunos com mais de 60 anos teve a chance de melhorar o conhecimento na leitura e na escrita, além de receberem aulas de matemática básica. O aprendizado abriu portas para a autonomia e os alunos não querem parar! Conheça a história dessa gente simples e dedicada, no #TransformandoVidas.
Foi preciso uma sala do Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte, o método educacional do Senar/MS e o mais importante: a vontade de aprender, para a Maria de Lourdes relembrar os estudos que parou antes dos 15 anos. Depois de décadas sem ir à escola, a aposentada teve a oportunidade de aprender português e matemática, durante as aulas do programa Despertando.
“Eu estudei até dos meus cinco a no máximo 15 anos. Na época, minha família se mudou para uma fazenda que ficava distante da escola e meu pai não deixou mais eu ir. Eu fazia as tarefas que a professora enviava através dos meus irmãos e assim segui aprendendo. Até que a professora foi embora e eu não tive mais acesso.”, conta a aposentada.
Realidades diferentes, mas lembranças parecidas uniram a Maria de Lourdes aos seus 5 colegas de classe. Todos aqui já sabem ler e escrever o básico, mas precisavam de um auxílio para a correção e o aprendizado de novos conteúdos. Como o Ismar Salazar.
“Eu não sabia falar nem escrever várias palavras, mas com a professora, eu fui aprendendo o jeito certo. Essa chance que tivemos em nossas vidas foi muito importante para cada um aqui.”.
Obstáculos e desafios inesperados não venceram a força de vontade.
“Quando eu comecei aqui, eu vinha de bicicleta elétrica. Acabei sofrendo um acidente no meio do caminho, no primeiro dia de aula. Mas pensa que eu desisti? Que nada, aí que eu continuei.”, conta Maria Aldina, de 84 anos.
Na tarde de ontem (02), os alunos receberam os certificados de conclusão do curso do programa Despertando, que capacita para o letramento, e agora sonham em ir além: querem participar do programa de educação para adultos do Governo Federal, o EJA. Alguns sonham com o diploma de graduação. Sonho bem perto de ser realizado!
Programa Despertando
O programa tem carga horária de 243 horas, aproximadamente seis meses de duração, com encontros três vezes na semana, em turma de no máximo 10 alunos. O conteúdo formativo traz conhecimento em língua portuguesa e matemática, além de temas transversais, ministrados no formato híbrido com aulas presenciais e a distância, sempre com a participação do instrutor e do monitor do polo.
Para saber mais, procure o Sindicato Rural do seu município.
Transformando Vidas - Toda sexta-feira o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS e as suas transformações no Campo. Confira outras histórias de sucesso no canal do Youtube e no site.
Assessoria de Comunicação Sistema Famasul – Michelle Machado