Skip directly to content

Presidente Marcelo Bertoni lidera missão comercial no Canadá para levar produtos brasileiros ao mercado exterior

REPRESENTATIVIDADE RURAL

Presidente Marcelo Bertoni lidera missão comercial no Canadá para levar produtos brasileiros ao mercado exterior

Entre as agendas, houve a participação da feira Sial Canadá, expondo nossos produtos aos canadenses.
17/05/2024 - 11:45

O presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, participou, nesta semana, de uma missão comercial no Canadá. A iniciativa é uma parceria entre CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) e Apex-Brasil, por meio do projeto Agro.BR, que busca incentivar a inserção de pequenos e médios produtores rurais no mercado internacional para ampliar e diversificar a pauta exportadora brasileira. Bertoni foi chefe da delegação de produtores, acompanhado do superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan.

Entre as agendas da missão, houve visitas técnicas em mercados com produtos importados pelo Canadá, supermercados varejistas, para que os produtores entendam a cultura canadense e os desejos dos consumidores.

Foi realizado ainda o Seminário Agro.BR, com a participação de autoridades e representantes do governo e setor produtivo dos dois países, onde foram abordados temas comerciais e rodadas de negócios. O seminário teve a presença do embaixador Nedilson Jorge, cônsul-geral do Brasil em Montreal, e Bertoni fez a abertura com uma fala sobre o papel da CNA e as potencialidades de comércio com o Canadá.

Ainda durante a viagem, Bertoni e Galvan participaram da feira Sial Canadá, maior feira internacional de alimentos e bebidas do país, com a participação de 15 empresas de várias cadeias produtivas.

O Brasil teve um stand na feira com produtos expostos e sendo apresentados a possíveis compradores do Canadá. Os produtores brasileiros ainda participaram de rodadas de negócios e alguns já até fecharam vendas.

O grupo participou ainda de um jantar com compradores e associações setoriais canadenses promovido pela Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC). O menu foi preparado por uma chef brasileira com os produtos dos participantes da missão.

A ideia é que os alimentos fossem apresentados de formas diferentes para o mercado canadense, permitindo o contato do público com os aromas, sabores e texturas tipicamente brasileiros.

Os empreendedores são dos segmentos de açaí, castanhas, cebola, cacau e chocolate, lácteos, mel, própolis, frutas e derivados e cafés especiais, entre outros.

Finalizando a semana, Bertoni ainda visitou o embaixador do Brasil em Ottawa, Carlos França.

Pela CNA participaram as assessoras de Relações Internacionais, Maria Rita Padilla e Monica Souza, e a consultora do Agro.BR, Nathalia Alves. O superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan, acompanhou a agenda.

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Leandro Abreu