Skip directly to content

Programa Agrinho reforça compromisso com a educação de crianças e jovens, em cerimônia de encerramento anual

Programa Agrinho reforça compromisso com a educação de crianças e jovens, em cerimônia de encerramento anual

Edição especial, em comemoração aos 10 anos do programa, premiou participantes que se destacaram durante o ano de 2024
05/12/2024 - 07:30

Nesta quarta-feira (4), aconteceu a cerimônia de premiação dos participantes do Programa Agrinho, que se destacaram durante o ano de 2024. Realizado pelo Senar/MS, o programa reforça o compromisso com a educação de crianças e jovens ao celebrar, também, 10 anos de atuação, com atendimento a 900 mil alunos, distribuídos em escolas dos 79 municípios do Estado.

O Agrinho é responsável por levar a realidade da vida do campo para crianças e jovens das escolas do Estado e promover a consciência coletiva, com conceitos de cidadania e sustentabilidade sobre a produção agropecuária.

“Estamos comemorando o recorde do programa neste ano de 2024, onde 190 mil alunos de 612 escolas foram alcançados. Além disso, o programa completou 10 anos e já atendeu 900 mil alunos. Isso é gratificante porque estamos investindo na  educação e levando o conhecimento do campo para as crianças”, destacou o presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni.

Durante o evento, foi anunciado o tema “Cultivando saberes, protegendo o pantanal” que será trabalhado durante o ano de 2025.

Olhar para o futuro

O superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan, destacou o incentivo das ações desenvolvidas pelo Agrinho para a vida dos participantes.

“É importante trabalhar, desde a escola, esse tipo de programa de olhar para o futuro. O grande ganho que nós enxergamos nesse projeto é que tanto os alunos quanto os professores veem na educação uma possibilidade de sucesso, de reconhecimento e de avanço na sua vida pessoal ou profissional”, destacou Lucas Galvan.

Responsabilidade Social

O Agrinho é considerado o maior programa de responsabilidade social. A adesão das escolas acontece no primeiro trimestre de cada ano e, após essa etapa, elas recebem o material e a visita pedagógica para orientações. Ao longo do ano, as escolas vão produzindo feiras, trabalhos pedagógicos para submetê-los ao concurso que tem o desfecho em evento no mês de dezembro.

“A entrega de material e o desenvolvimento de metodologias inovadoras e lúdicas com as escolas são realizadas com o objetivo de unir o campo e a cidade em uma abordagem que considere sustentabilidade e cidadania. O concurso, como esse que aconteceu hoje, premiou crianças que submeteram redações, podcasts, reportagens, contos e demais categorias, de acordo com a sua classificação”, disse.

Premiação

O evento premiou com notebooks e tablets os alunos das categorias de desenho para 1º e 2º ano; de redação, paródia, podcast e reportagem para os alunos do 3º ao 9º ano. Os professores e coordenadores pedagógicos participaram na categoria experiência pedagógica e foram premiados com notebooks, e escolas na categoria escola Agrinho vão receber Smart TVs e notebooks.

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Suelem Fonseca