Skip directly to content

Senar/MS: Mais Floresta terá ciclo de palestras sobre cenário regional de florestas plantadas

Senar/MS: Mais Floresta terá ciclo de palestras sobre cenário regional de florestas plantadas

28/08/2017 - 17:30

O programa Mais Floresta, do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, promoverá um ciclo de palestras sobre cenário, perspectivas e alternativas para o setor florestal estadual, no dia 5 de setembro, das 7h30 às 11h30, no auditório do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS.

O evento comporá a programação do 5º MS Florestal, realizado em parceria com a Reflore/MS – Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas e que começa no dia 4, com transmissão ao vivo, feita pela internet no site

Segundo o consultor técnico do Senar/MS, Clóvis Tolentino, a finalidade do evento é oferecer ao produtor rural informações confiáveis e que auxiliarão na tomada de decisões sobre a atividade. “Mato Grosso do Sul possui cerca de um milhão de hectares de florestas plantadas e ao longo dos últimos anos registrou crescimentos de até 20% ao ano na área plantada. Neste evento, pretendemos mostrar aos participantes qual o cenário futuro deste atividade e quais as oportunidades para o mercado florestal”, argumenta.

Os painéis terão a seguinte ordem: ‘Setor Florestal de MS – Desafios e Oportunidades’, apresentado pelo secretário de Produção e Meio Ambiente do governo do Estado de MS, Jaime Verruck. Em seguida o vice-presidente da empresa STCP Engenharia, Joésio Pierin Siqueira discorrerá sobre ‘Setor Florestal em Mato Grosso do Sul – Ontem, Hoje e Amanhã’ e finalizando o evento, o gerente florestal da Fibria, Tomás Balistiero apresentará o tema ‘Perspectivas da Celulose no MS; no Brasil e no Mundo’.

Evolução da atividade – De acordo com o último levantamento realizado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o estado ocupa a 6ª posição nacional em área de florestas plantadas com 926.401 hectares, compostos principalmente por Eucalipto e Pinus. Outro dado importante que reforça a aptidão econômica da atividade é a posição do município de Três Lagoas, localizado na porção leste e responsável por 23,41% deste total, ainda segundo o instituto de pesquisa.

Desde março de 2009, Mato Grosso do Sul conta com um Plano Estadual para o Desenvolvimento Sustentável de Florestas Plantadas idealizado por meio da parceria entre Reflore, Governo do Estado e o Sebrae/MS – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul, com execução da STCP Engenharia de Projetos Ltda. Para produção deste documento, foram levantados os aspectos gerais da atividade, a infraestrutura de transporte disponível, os aspectos ligados ao clima, solo, cidades, população, disponibilidade de mão de obra, dentre outros fatores.

“As informações apresentadas no evento contribuirão com subsídios técnicos e estratégicos para os produtores que desejam começar na cultura ou que desejam aumentar os investimentos”, conclui Tolentino.

Serviço: as inscrições são gratuitas e podem ser feitas diretamente no local, antes da abertura do evento.  Para acompanhar pela internet, as inscrições devem ser realizadas pelo site . Mais informações pelo telefone (67) 3341-4933.

 

Confira abaixo a programação completa

 

04 de setembro

Horário – 7h pelo horário de MS – (8h horário de Brasília)

Painel – A Retomada da Siderurgia a base de Carvão Vegetal em MS;

Palestrantes – Gustavo Correa, Presidente da Vetorial Siderurgia;

João Cancio de Andrade Araújo, Superintendente Florestal da ASIFLOR.

Horário – 8h15 pelo horário de MS – (9h15 horário de Brasília)

Painel – Engenharia em Madeira – Soluções para o Presente;

Palestrantes – Humberto Tufolo Neto, Consultor – Químico Industrial com Especialização em preservação e acabamentos em madeiras;

Hélio Olga de Souza Júnior, Sócio-fundador da Ita Construtora Ltda.

Horário – 13h pelo horário de MS – (14h horário de Brasília)

Painel – Energia de Biomassa a base de Florestas Energéticas;

Palestrantes – Luiz Otávio Gomes Koblitz, Presidente da Koblitz Energia;

Thiago Ivanoski Teixeira, Consultor Técnico I – Superintendência de Projetos de Geração – EPE (Empresa de Pesquisa Energética).

Horário – 14h15 pelo horário de MS – (15h15 horário de Brasília)

Painel – A Floresta do Futuro;

Palestrantes – Erich Gomes Schaitza, Pesquisador da Embrapa Florestas;

Ana Gabriela M. C. Bassa, Diretora da Arborgen.

Horário – 15h30 pelo horário de MS – (16h30 horário de Brasília)

Painel – Alternativas para o uso da madeira de Florestas Plantadas;

Palestrantes – Gabriel Luiz Machado Marques, Consultor Técnico;

Walter Vieira Resende, Presidente da Câmara Setorial do MAPA.

05 de setembro

A programação deste dia também integra o Programa Mais Floresta do Senar/MS e vai acontecer ao vivo na sede da Famasul em Campo Grande-MS a partir das 7 horas, horário de MS.

Painel – Políticas Nacionais para atração de Novos Investimentos no Setor Florestal;

Palestrante – Tereza Cristina Correa da Costa Dias, Deputada Federal por MS.

Palestra – Setor Florestal de Mato Grosso do Sul – Desafios e Oportunidades;

Palestrante: Jaime Verruck – secretário de Produção e Meio Ambiente do governo do Estado de MS.

Palestra – Setor Florestal em Mato Grosso do Sul – Ontem, Hoje e Amanhã;

Palestrante – Joésio Deoclécio Pierin Siqueira, Vice-presidente STCP.

Palestra – Perspectivas da Celulose no MS; no Brasil e no Mundo;

Palestrante – Tomás Balistiero, Gerente Florestal da Fibria.

Debate com os palestrantes.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sistema Famasul – Aline Oliveira