Skip directly to content

Disputado, Concurso de Milho Safrinha de Rio Brilhante tem participação de mais de 150 agricultores

Disputado, Concurso de Milho Safrinha de Rio Brilhante tem participação de mais de 150 agricultores

31/07/2017 - 15:30

O Sindicato Rural de Rio Brilhante promoveu uma noite de confraternização, nesse sábado (29), para a entrega dos prêmios aos produtores rurais e revendas de sementes que participaram do 6º concurso de Milho Safrinha. A iniciativa, idealizada com objetivo de homenagear os agricultores e demonstrar o potencial agrícola da região, contou com a participação de nove municípios e 159 concorrentes.

O presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, prestigiou o evento e destacou a mobilização feita pela entidade frente à população do município.

“O trabalho que o sindicato rural tem realizado, em parceria com o Sistema Famasul, poder público e empresas locais, cresce a cada ano e se fortalece nos serviços de qualidade que oferece à população, que são conferidos nos números dos cursos de qualificação profissional e das ações sociais, como o Centro de Equoterapia, ampliado recentemente”, observou.

Saito pontuou, ainda, que o desempenho do setor agropecuário na região é reflexo dos fatores que impulsionaram o crescimento observado em todo Estado. “A busca pelo conhecimento, a pesquisa da comunidade científica e a transferência de tecnologias resultaram em produções que aumentam a cada ciclo, como é o caso do milho. A estimativa para esta safra é de que a produção supere 9 milhões de toneladas”, acrescentou o presidente.

Segundo o presidente do sindicato, Luciano Cargnin Manfig, o concurso, que é patenteado pela entidade desde 2012, tem aumentado a cada edição por conta do apoio recebido pelas entidades parceiras e do esforço conjunto de toda a equipe. “A trajetória desse evento é marcada pela união de todos os envolvidos e nosso objetivo é valorizar o produtor rural que trabalha incansavelmente, mesmo com as incertezas que acometem a lavoura a cada ciclo”, detalhou.

História do Concurso – Volnete Inês Matos é membro da diretora e há uma década se dedica ao trabalho sindical. Já foi presidente, diretora-secretária e atualmente é 2ª tesoureira da atual gestão. Ela conta que desde o lançamento, a iniciativa obteve êxito e aproximou os produtores do sindicato. “A ideia começou em um almoço beneficente e, em poucos dias, organizamos tudo para que o evento tivesse total transparência”, explica.

É importante destacar que o critério de participação é que cada produtor inscrito concorra com apenas uma espiga escolhida no pé, recolhida e avaliada por um grupo de especialistas formados por técnicos, empresas e representantes do sindicato rural.

Outro diferencial da análise fica por conta da pesagem final, informa Volnete. “A peça é colhida, pesada, debulhada, classificada e conta o peso total dos grãos. Recentemente, as revendas do setor aderiram ao evento e também mobilizam participantes, sendo reconhecidas durante a premiação”, complementa.

Na avaliação do vice-prefeito, Márcio Beloni, a iniciativa é importante por fortalecer o setor responsável pelo desenvolvimento regional e nacional. “O evento é uma oportunidade de dividir os conhecimentos entre os produtores e consolidar a atividade rural. Nós agradecemos a todos os produtores rurais pelo belo trabalho que têm feito em Mato Grosso do Sul”, concluiu.

Participaram do evento, a diretora-secretária do Sistema Famasul, Terezinha Cândido de Souza; o presidente do Sindicato Rural de Douradina, Cláudio Pradella; a diretoria do Sindicato Rural de Rio Brilhante, além de autoridades do Poder Executivo e Legislativo municipal.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sistema Famasul – Aline Oliveira