Senar/MS: ação registra mais de mil atendimentos em Fátima do Sul
Senar/MS: ação registra mais de mil atendimentos em Fátima do Sul
O evento aconteceu no sábado na unidade de saúde do bairro Brasilândia
Fátima do Sul recebeu a equipe do Programa Especial Saúde do Homem e da Mulher do Campo do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, em ação realizada nesse sábado (22). Foram registrados, ao todo, 1.022 procedimentos. A iniciativa contou com atendimentos em saúde, como aferição de pressão; exame de glicemia; aplicação de vacinas; teste preventivo e consulta urologista; e serviços sociais como Espaço Beleza, com o trabalho de cabeleireiros e maquiadores, e orientações das relações de trabalho pelo Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor).
“O Senar/MS possibilita a Formação Profissional Rural e a Promoção Social, estimulando os postos de trabalho. Mas, para que isso ocorra, é preciso priorizar a saúde do trabalhador. O Sistema Famasul está aqui para contribuir com a sociedade, tanto que aproximamos o campo e a cidade, nessa iniciativa que visa o bem da comunidade em geral”, afirmou a diretora-secretária do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS e coordenadora educacional do Senar/MS, Terezinha Cândido.
Essa foi a quarta edição do Programa Especial Saúde do Homem e da Mulher, que já passou pelos municípios de Corumbá, Três Lagoas e Novo Horizonte do Sul. “É uma satisfação receber esse grande projeto do Senar/MS. Isso só foi possível graças à parceria do Sistema Famasul e do poder público. Juntos somamos forças para oferecer o melhor para a nossa população”, enfatizou o presidente do Sindicato Rural de Fátima do Sul, José Ricardo Casotti.
Além do sindicato rural, o Senar/MS contou com a parceria da Sociedade Brasileira de Urologia – SBU/MS, secretarias municipais de Saúde, Educação, Cultura e Assistência Social. O objetivo foi de gerar oportunidades de educação para a promoção da saúde e prevenção de doenças no meio rural, contribuindo assim para melhoria da qualidade de vida.
“É um desafio muito importante para Fátima do Sul. A ação é inédita e fará a diferença para nossa população. Esse ano começamos pelo Brasilândia e, se possível, esperamos levar esse trabalho até o distrito de Culturama da próxima vez”, sinaliza a prefeita Ilda Machado.
Para organização os números foram satisfatórios. Os urologistas atenderam 178 homens com exames físicos e laboratoriais. Quanto ao público feminino, 70 mulheres realizaram os testes de preventivo para o câncer do colo do útero. Além dos próprios atendimentos, o mais importante foi manter a população informada sobre o cuidado com o bem-estar.
Exemplo disso está o senhor de 94 anos, José Onório Barcelar, que sem medo encarou o exame junto ao filho. Soube da iniciativa graças à neta que trabalha como agente de saúde na cidade. “Fui muito bem tratado e atendido. Eu só fiz duas vezes o exame em toda minha vida, e hoje fiz novamente depois de muito tempo. Graças a Deus está tudo bem comigo. Agora é se cuidar”, conclui o aposentado.
Maria José da Silva, 51 anos, pegou carona no ônibus que foi disponibilizado para comunidade do distrito de Culturama, distante a 30 Km de Fátima do Sul, e foi até o local da ação. A dona de casa aproveitou a oportunidade para fazer o preventivo e também para dar uma repaginada no visual. “Faço o preventivo anualmente. O que eu puder fazer aqui hoje, vou fazer: consultar com o dermatologista, fazer unha, cabelo, maquiagem, para alegrar o coração do meu marido. Não tem como não ficar contente com todos esses serviços de uma só vez!”, declara ela bastante sorridente.
Estiveram presentes no evento os presidentes dos sindicatos rurais, Hemerson Israel dos Santos, de Nova Andradina, e Valter Dalla Valle, de Vicentina, o vice-presidente do Sindicato Rural de Fátima do Sul, Emerson Massahiro Sanomiya, os diretores, Roberto Vasconcelos, Vagner Saltareli, Francisco Cordeiro, Dario Antônio e Rosângela Casotti. Participaram também o vice-prefeito de Fátima do Sul, Altair Vieira de Albuquerque, secretária municipal de Saúde, Priscila Gazolla, e a secretária municipal de Educação, Esporte, Cultura e Turismo, Maria Odeth Amaral.
No mês que vem, a equipe do Programa Saúde do Homem e da Mulher vai partir para a região norte do estado. No próximo dia 19 de agosto, será a vez da comunidade de Alcinópolis ser contemplada pela iniciativa do Senar/MS. O evento vai acontecer no posto de saúde central.
Fonte: Assessoria de Comunicação Senar/MS – Rodrigo Corrêa