Mais de 500 pessoas participam do Encontro Jovens da Agropecuária em Chapadão do Sul
Mais de 500 pessoas participam do Encontro Jovens da Agropecuária em Chapadão do Sul
O Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, realizou nessa quinta-feira (15), Encontro Jovens da Agropecuária em parceria com o Sindicato Rural de Chapadão do Sul, município distante 337 quilômetros da Capital. Na ocasião o diretor-tesoureiro do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Marcelo Bertoni ressaltou o papel do jovem como sucessor do setor agropecuário brasileiro. “Nós precisamos hoje de novas lideranças. E essas personalidades estão aqui nesta plateia. E daqui vocês vão começar nessa nova vida, porque com o tempo vamos deixando o posto para esses jovens que precisarão sair de suas propriedades e vir para o nosso agro defendendo nossas ideias e com isso trazendo novos caminhos e novos rumos para que nossa área se fortaleça”.
Para o presidente do Sindicato Rural de Chapadão do Sul, Lauri Dalbosco, a criação do núcleo de jovens da Federação foi uma iniciativa necessária. “Por isso nós pensamos em fazer este evento e trazer para a nossa região, que possui boas tecnologias. Eu fico muito contente de ver essa juventude estudando e buscando trazer inovação para o produtor rural, não podemos voltar atrás no que foi aprendido e construído, mas podemos avançar e caminhar lado a lado com o desenvolvimento”.
O vice-presidente da Comissão Famasul Jovem, Luis Antônio Gratão, apresentou aos participantes o trabalho realizado pelo grupo. “Nós atuamos em prol do setor produtivo, através da liderança voluntária dos jovens. Hoje somos 14 membros e desenvolvemos ações em prol do setor agropecuário”, explicou.
A noite contou com palestras e um depoimento de sucesso. A primeira delas foi ministrada pela psicóloga e formada em direito, Sarita Junqueira Rodas, CEO do grupo Junqueira Rodas, com o tema “Direcionando a Organização da sua Empresa Familiar”. Durante seu discurso ela reforçou a importância da preparação do jovem para a sucessão da propriedade rural. “Eu continuo vivendo as alegrias e as dificuldades de se viver numa empresa agropecuária de sucessão familiar”.
Também durante o encontro a produtora Maria Otília Zardo, foi convidada para expor sua história como proprietária da empresa rural. “Contamos com a colaboração de muitos amigos que nos auxiliaram nos períodos difíceis. Hoje, continuamos administrando o empreendimento da mesma maneira que era gerido a 25 anos com meu pai”.
Finalizando o evento, o engenheiro agrônomo Xico Graziano destacou o papel da entidade dentre as instituições do Brasil. “Eu não conheço nenhuma Federação de Agricultura que faz o que a Famasul realiza. São várias ações e programas, incluindo pela iniciativa da Famasul Jovem”. Para Graziano, a importância de incentivar as novas gerações é que tem o levado a realizar palestras. “O que me traz aqui é vontade de dizer aos mais jovens para que façam melhor do que nós. E aos que tem a minha idade cabe orientar essas novas lideranças”.
Após as preleções foi realizado um painel temático para debater os assuntos da noite. Mediado pelo presidente do MNP/MS – Movimento Nacional dos Produtores, Rafael Gratão, os participantes puderam elaborar questões para os palestrantes.
Durante a ação foram arrecadados 416 quilos de alimentos para doação. Os mantimentos serão encaminhados para a Comunidade Terapêutica Ágape, que apoiou o evento.
Mais de 500 pessoas participaram do encontro que foi realizado pelo Senar/MS e o Sindicato Rural de Chapadão do Sul. A iniciativa teve o apoio da Comissão Famasul Jovem, o MNP Jovem e da Bayer, além da parceria com a prefeitura municipal e as empresas: ADL Empreendimentos Imobiliários, Yara, Cultivar Agrícola, Agropecuária Firmamento, Iguaçu Máquinas e a UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Chapadão do Sul.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Vitor Ilis