Skip directly to content

“Com a tecnologia disponibilizada hoje pela ciência, eficiência é a palavra-chave do agro”, afirma Saito durante Fórum LIDE MS

“Com a tecnologia disponibilizada hoje pela ciência, eficiência é a palavra-chave do agro”, afirma Saito durante Fórum LIDE MS

26/10/2019 - 15:30

“De dez anos para cá, Mato Grosso do Sul apresentou uma redução de 3 milhões de hectares de áreas de pastagens, que foram destinadas a atividades como produção de grãos, sucroenergéticos ou reflorestamento. Isso demonstra claramente o avanço da ciência, disponibilizando alternativas ao campo, e, principalmente, a capacidade de adoção de novas tecnologias por parte do produtor rural. Eficiência é a palavra-chave do agro”.

Foi o que defendeu, na manhã deste sábado (26), o presidente da Famasul, Mauricio Saito, um dos debatedores do Fórum LIDE Agro MS, realizado em Campo Grande. O evento, que teve como tema “O agronegócio do futuro”, reuniu empresários e profissionais do segmento rural para discutir os impactos dos atuais cenários político, econômico e tecnológico no agronegócio.

“Se, por um lado, temos menos pastagens, por outro houve ganho superior a 1 milhão de hectares de reflorestamento, próximo de 1 milhão de hectares no setor sucroenergético e incremento na produção de grãos substancial desde a fundação do estado”, disse.

Saito participou do segundo painel do evento, “A importância do gerenciamento de riscos na atividade agropecuária”, que teve também como debatedores os empresários Fernando Rodrigues, da XP Investimentos, e Bruno Rodrigues, da Prodap.

“Hoje, a demanda crescente por produtos do agro, como alimentos, fibras e energia, exige cada vez mais do setor produtivo, além da eficiência, a sustentabilidade nos processos produtivos”, pontuou o presidente da Famasul.

O primeiro painel do fórum, “Agro saudável e sustentável: precisa do governo?”, teve como debatedores o engenheiro agrônomo e produtor, Xico Graziano, a pesquisadora da Embrapa Gado de Corte, Mariana de Aragão Pereira, e o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel.

Na abertura do LIDE MS, Riedel apresentou uma palestra sobre os avanços do agro no Brasil e em Mato Grosso do Sul, a importância de uma gestão eficiente e sucessão famíliar.

Os debates foram mediados pelo jornalista Eder Campos e contaram com a participação do público.

O evento teve a presença do secretário da Semagro, Jaime Verruk, e do presidente da Aprosoja, André Dobashi.

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Anahi Gurgel